Autor:
Allan Montenegro

Fontes:
Diversas publicações oficiais de Saint Seiya.


Processo de Animação

Este artigo foi criado para tentar explicar em linhas gerais como se dá a produção de qualquer anime que vemos nas telas das TVs ou nas telonas dos cinemas. Para isso, utilizamos como base os dados fornecidos pela página extra sobre o filme Tenkai-hen Josô Overture, lançado na época da produção do filme para mostrar aos fãs um pouco do processo de produção.

O processo de animação sofreu algumas mudanças ao longo dos anos, os detalhes podem ser diferentes, mas a produção do filme Tenkai retrada na referida página da internet expressa basicamente as mais atuais fases de um processo de animação. Cabe ressaltar também, que a produção de um anime ou de qualquer desenho animado em qualquer  país, envolve um processo bem maior, que vai desde a captação de recursos, passando pela contratação dos membros da equipe e de estúdios para trabalharem na produção, portanto, aqui vamos explanar apenas as bases da animação em si, mas isso não nos impede de abordarmos, nem que seja levemente, algumas outras fases interessantes.


Esquema Básico de Produção:

Reunião da Equipe de Animação -> Trabalho de Animação (Layout, Genga e Dôga) -> Reunião das Equipe Artística -> Trabalho Artístico (Haikei Genga) -> Reunião da Equipe de CG -> Trabalho com o CG (efeitos com computação gráfica) -> Trabalho de Finalização -> Fotografia (Sintetizar o trabalho das equipes digitalmente) -> Edição -> Dublagem -> Mixagem da dublagem -> Preview -> Lançamento

Story-board.

Quando é realizada qualquer produção animada, seja de qual país for, o chamado Diretor ou Supervisor ou Superintendente (Kantoku - 監督) cria um story-board, ou seja, uma sequência continua de desenhos, um roteiro com imagens. Em japonês, o story-board, é chamado de e-conte (絵コンテ), literalmente "desenhos em continuidade".O diretor pode não criar propriamente o story-board com suas mãos, mas participa ativamente da sua confecção.

O story-board é como uma história em quadrinhos, onde o diretor principal do filme expressa as sequências da animação, baseadas no roteiro ou script feito pelos roteiristas (também chamados cenaristas).É comum o diretor designar outro dos diretores para ajudá-lo na elaboração do story-board, por isso é comum vermos nos créditos que o diretor do anime nem sempre o mesmo responsável pela confecção do story-board.

Assim, o story-board traz em palavras e esboços que tipo de movimentos existirão, alguns sons a serem afixados, as músicas e os diálogos conforme a cena e etc. Os detalhes do conteúdo de um story-board variam conforme a produção e o diretor.

Com o story-board em mãos, incia-se uma reunião entre a direção e o restante da equipe de produção principal (mais staff) para que todos fiquem a par da visão do diretor, realizando assim os acertos para concretizá-la na animação.

Story-board da abertura de Hades - Santuário
Um exemplo de story-board (ou e-conte) da abertura principal da Saga de Hades Santuário (Meiô Hades Jûnikyû-hen) elaborado por Tatsuya Nagamine. A imagem mostra a página que trata da imagem de Seiya, que se despede de Miho e os garotos do orfanato, partindo novamente para o Santuário a fim de encontrar sua irmã, Seika. É curioso notar a designação em uma das cenas de um "PAN", estas são imagens grandes que aparecem no anime, onde a câmera percorre esse desenho grande, é um recurso muito comum.  Outro detalhes deste story-board é que ele mostra um plano onde um cisne levanta vôo nas terras geladas, introduzindo a aparição de Hyoga. Este plano acabou não sendo utilizado na versão final, as transições das cenas da abertura eram introduzidas por pétalas das Twin Sals, que também flutuavam por toda a abertura.

Yamauchi trabalhando
O diretor Shingeyasu Yamauchi elaborando um dos story-board da Saga de Hades Santuário. Enquanto elabora as cenas, Yamauchi cronoemetra o tempo exatao que cada cena descrita deve durar, tais dados são expressos por ele  ao lado de cada cena do story-board.

Layout

O Diretor (ou Supervisor) de Animação (Sasuga Kantoku - 作画監督) desenha os layouts (レイアウト) baseado justamente no story-board. Os layouts, composto de rough sketches (ラフスケッチ), os esboços básicos, definem o tamanho da cena, os quadros da câmera e as posições, onde os personagens se colocarão e como serão os backgrounds (cenários de fundo da cena). A partir daí, diferentes divisões do staff (a equipe técnica) vão trabalhar, separadamente, em cima disso. Cada uma das sequências, ou seja, cada cut (カット), começa a ser trabalhado, para que depois, ao se juntarem, formem o anime que vemos em tela.

Shun e Ikki no filme Tenkai

Shaina no Tenkai
Alguns layouts do filme Tenkai-hen Josô ~ Overture.

Genga

Com base nos esboços já produzidos, os animadores ou "key animators" produzem os genga (原画), que são os chamados por alguns de "desenhos-chave da animação", ou seja, os principais desenhos que constituem uma animação, os primeiros frames de um movimento em cena de um personagem, por exemplo.Aqueles que produzem os genga também são chamados de genga ou gengamen.

Pegasus Fantasy
Alguns exemplos de genga, originais da primeira abertura da série de TV.

Dôga

Dôga (動画) são os desenhos que compõem os movimentos. Entre os genga, os desenhos-chave, são colocados os dôga, eles são os desenhos que preenchem os gengas formando a sequência do movimento em si. Por essa razão, aqueles que produzem os dôga são chamados também de dôga, e também podem ser chamados de intervalistas.
.
Os dôga são escaneados para o computador após passarem pela verificação e correção dos Supervisores ou Diretores de Animação (Sasuga Kantoku - 作画監督) . Uma vez dentro dos computadores, estes desenhos ganham cores e são adicionados efeitos especiais se for o caso.

Neste processo, muitos pequenos estúdios podem ser contratados para realizarem diversas funções, especialmente produzir os dôga. O uso de estúdios menores de outros países sempre foi utilizado, a série de Saint Seiya contou com a participação de muitos destes estúdios desde sua origem, passando por todos os filmes e os recentes OVAs.


Haikei Genga

Enquanto parte do staff se ocupa da animação dos personagens, outro grupo se encarrega das decorações de cenários de fundo. Haikei Genga (背景原画) é justamente um genga dos backgrounds, os esboços dos cenários de fundo.São feitos por pessoas com o título de Bijutsu Designer (美術デザイナー) ou Art Designer, e no comando desta equipe está o Diretor ou Supervisor Artístico (Bijutsu Kantoku - 美術監督) . Esses Haikei são escaneados para o computador e lá recebem as cores definitivas e demais efeitos especiais.

Haikei Genga
Exemplos de haikei genga do filme Tenkai-hen Josô ~ Overture.


Edição

Depois que ambas as equipes terminam suas funções, os personagens e backgrounds já coloridos e com os respectivos efeitos são sintetizados no computador, lá eles também podem receber mais efeitos, e assim a sequência está praticamente completa, este é o chamado processo de Fotografia (Satsuei - 撮影). Com tudo digitalmente sintetizado vem a Edição (Henshû - 編集), o trabalho de reunir os cuts (as seqüências).


Dublagem

Aquilo que conhecemos no Brasil como "dublagem", ou seja, atores emprestando suas vozes aos personagens, é conhecido no Japão como アフレコ (Afureco, ou seja, After Recording), é chamado assim por ser literalmente um "pós-gravação" do anime, mas isso não quer dizer que a dublagem deva esperar a conclusão de todos os processos anteriores da produção. Cabe explicar que, para os japoneses, a fase chamada de "Dublagem" (ダビング - Dubbing) é aquela em que os demais efeitos sonoros e as músicas são mixadas adequadamente ao video, juntamente com as falas gravadas no After Recording.

Os dubladores são chamados de "seiyuu" (声優), literalmente "ator de voz".

dublagem
Algumas das imagens da dublagem (after recording), do primeiro OVA da Saga de Hades - Santuário. Na foto vemos, da direita para esquerda, Keiko Han (Saori Kido/Atena), Tôru Furuya (Seiya) e Takumi Yamazaki (o novo dublador de  Mu, o dublador da época da série de TV havia falecido anos antes).

dublagem
Tôru Furuya (Seiya) e Ryô Horikawa (Shun) gravam exatamente as últimas cenas do OVA 13 da Saga de Hades - Santuário.Ao fundo vemos Takehito Koyasu (Rhadamanthys de Wyvern).


1