Autor:
Allan M. F. - Taizen Saint Seiya.
 

Entrevista: SAINT SEIYA DENSETSU

Seiya enfrenta Cassius no começo do jogo


Antigamente, os fãs de Saint Seiya ao redor do mundo expressavam seu afeto pela série de uma forma bem criativa: criavam fanarts, fanfics, e procuravam se vestir como seus personagens preferidos e etc. Mas já faz alguns anos que a criatividade dos fãs foi além disso, e num meio onde os jogos de Saint Seiya eram escassos, mas o desejo dos fãs estava longe de se contantar só com o faz de conta dos RPGs e os simples jogos de tabueiro, surgiram os primeiros jogos de computador criados por fãs.

Saint Seiya Densetsu é um desses jogos, e certamente um dos mais populares.Com um visual dos personagens em SD (super deformed) e elementos vindos direto da tanto da série animada da TV, como dos filmes e do mangá original, surge um jogo que nos leva de volta aos bons tempos de ver Saint Seiya na TV ou ler o mangás, mas com novas emoções trazidas pela interatividade com essa história fantástica.

Para falar sobre esse jogo, conversamos com dois brasileiros que atualmente estão por trás deste projeto: Victor "6RedDragon9" e Rodrigo "Shin".

 
Como tudo começou? Conte-nos sobre a inspiração do projeto.


O projeto teve início em meados de 2002 na Itália por um fã chamado Andrea - Sighfritto -, sendo que logo juntaram-se a ele v&aacutte;rios outros, sendo um fã alemão chamado Daniel - Kitsune - um dos mais importantes, visto que ele escrevia os scripts do jogo. Não possuo conhecimentos profundos sobre a inspiração do projeto já que participo desde 2003 apenas, mas sei que ele foi  inspirado nos cards SDs lançados no Japão, por exemplo.

Tecnicamente, como o jogo é desenvolvido? Quais as inspirações para o formato do Saint Seiya Densetsu?

O jogo é desenvolvido no software RPG Maker 2003, sendo que a programação é visual, não há uma linguagem como C/C++ que precisa ser aprendida para desenvolver o jogo, e isso é um dos fatores que o limita tecnicamente. Exploramos ao máximo o programa em seu potencial, porém ele não chega a possuir a versatilidade do C/C++. A inspiração para o formato foi o jogo Saint Paradise, que é também um RPG, porém que não segue de forma restrita a história dos CDZ.


Hyoga enfrenta Isaac em seu treinamento Shiryu e Seiya, unidos contra um dos Cavaleiros Negros


Quem está por trás de Saint Seiya Densetsu? Contem-nos sobre os membros da equipe e suas funções.

Atualmente a equipe é composta por 2 membros efetivos e diversos colaboradores. Eu cuido da programação e parte gráfica, sendo que eu e o Rodrigo (Shin) nos divididmos no trabalho de coleta de sons, músicas, vídeos e também na composição de scripts. Os colaboradores ajudam fornecendo material e também opiniando sobre os caminhos que o jogo segue.


Quais as maiores dificuldades de se desenvolver um jogo desse porte?

A grande dificuldade atualmente é o acúmulo de funções, apesar de que o trabalho de cada "seção" do jogo ser relativamente simples, a concentração de várias atribuições a poucas pessoas torna o trabalho individual volumoso.


O visual de Saint Seiya Densetsu impressiona muito a qualquer fã de Saint Seiya, os detalhes das decorações de cenários, o uso de vozes originais japonesas dos personagens e o uso de outros sons e BGMs (músicas de fundo) do anime são a maior sensação do jogo. Como se dá o desenvolvimento desses elementos?

A maior parte desses elementos é ripada diretamente dos episódios originais, porém uma vez ou outra recorremos a outros lançamentos como a Radio Drama ou os jogos para PS2 para conseguirmos por exemplo as exclamações dos golpes sem música de fundo. Quanto às músicas, são retiradas diretamente dos OSTs.

Em relação aos cenários, eles estão muito aquém do nosso ideal, que seria de ambientes pixelizados que combinariam melhor com os personagens, reproduzindo as locações do anime. Infelizmente, não temos mão-de-obra competente disponível para tal tarefa.

Shiryu versus Algol Aiolia e Seiya se enfrentam antes do início das 12 casas



O jogo procura misturar os elementos do mangá e anime, embora ambos tenham suas distinções. Como se dá essa combinação? Poderiam comentar sobre o roteiro e as principais dificuldades no seu desenvolvimento até agora?

Victor: É bastante complexa essa interação entre mangá e anime no jogo, tentamos usar o máximo de cada um sem que haja grandes prejuízos ao outro. Em relação ao roteiro, ele se dividirá em 5 partes, sendo uma para cada cavaleiro, e algumas partes serão universais, como a luta contra os cavaleiros Negros ou contra os Cavaleiros de Ouro. Algumas grandes dificuldades foram a inserção dos filmes no roteiro, o que nos levou finalmente a abandonar essa inserção e torná-los capítulos bônus a serem jogados fora da linha principal da história.

Rodrigo: O Densetsu trabalha sob um prisma inclusionista. Apesar de termos removidos os filmes da história principal, eles permanecem no jogo e elementos do anime que sejam uma boa adição convivem com outros do mangá, como Blue Warriors. Além disso, embora o jogo esteja passando por reformas na parte de roteiro, haverão trechos onde se seguirá o mangá e outros ondem se seguirá o anime, dependendo de como o jogador agir. Mas algumas partes do anime serão obrigatórias (como Shiryu cego em Rozan e Ohko) para facilitar o desenvolvimento do jogo.


Os atuais mangás japoneses derivados de Saint Seiya (Episódio G, The Lost Canvas e Next Dimension) exercem ou exercerão alguma influência sobre algum dos elementos do jogo?


Atualmente eles não exercem nenhuma influênica, porém não está descartada a opção de incluirmos estes novos mangás no pacote do jogo.


Ikki enfrenta Rung em Asgard Shun versus Ullr


De tempos em tempos o jogo é atualizado, a história vai avançando e novos elementos são adicionados.O que está sendo desenvolvido neste momento? Poderiam nos adiantar as novidades da próxima atualização?

Victor: No momento estamos desenvolvendo a parte relativa ao Shiryu, desde seu treinamento em Rozan, passagem por Jamir e lutas contra Ohko e Mascára da Morte na China, além da inclusão do Dócrates como evento "facultativo" no pós-cavaleiros negros. Estas serão basicamente as novidades para a próxima atualização, além de um novo Menu customizado muito bonito visualmente, totalmente original.

Rodrigo: Isso é o que estará imediatamente no próximo lançamento. A adição de Dócrates é um caminho paralelo que pode-se seguir dependendo de como você jogar, e levará a outros caminhos alternativos como a revelação de Atena seguindo o anime. Também estamos tentando expandir o ambiente de interação dos cenários como um verdadeiro RPG, mas as BKGs que usamos nos limitam um bocado.


Até onde o Saint Seiya Densetsu pretende ir?


A idéia inicial era cobrirmos por completo a obra, do início ao fim (Hades Shinwa a Zeus?). Todavia, em função da falta de pessoal e da atual situação do projeto estamos considerando finalizar a Saga do Santuário e lançar uma versão especial sobre a fase Inferno de Hades, uma forma de protesto à queda na qualidade dos últimos OVAs.


O jogo está disponível basicamente em inglês. Existem planos para desevolver opções para outros idiomas?

Sim, após o término da Saga do Santuário fecharemos um pacote do jogo e este será aberto para traduções.


Como tem sido o retorno dos fãs de Saint Seiya do mundo?

Os comentários dos fãs de Saint Seiya ao redor do mundo são bastante positivos e encorajadores, nosso Guestmap está repleto de elogios e incentivos, o que nos deixa bastante satisfeitos por termos nosso trabalho reconhecido.


Existe alguma maneira dos fãs contribuirem com o desenvolvimento do jogo?

Certamente. Como dito anteriormente, estamos com baixa de pessoal, portanto qualquer fã disposto a ajudar pode entrar em contato conosco e conversaremos sobre a possibilidade de participação no projeto. Estamos particularmente precisando de pixel-artists para nos ajudar na confecção das sprites do jogo.


Agradecemos pela entrevista e para finalizar, deixem uma mensagem para todos os fãs.

Convidamos todos os fãs de Saint Seiya a experimentar o Densetsu, e para os jogadores de longa data, nosso muito obrigado por estarem conosco durante as fases do projeto.


Veja alguns dos personagens que aparecerão no jogo!


Docrates

Máscara da Morte de Câncer

Mestre Ancião

Sion

Quer baixar o jogo, saber das novidades ou entrar em contato com a equipe para sugestões ou para colaborar de alguma forma com o projeto? Então entre no site oficial clicando na imagem abaixo:



1