AUTOR:
Michael Serra - Taizen Saint Seiya.
FANARTS:
Cerberus Rack.
Camille Adams. 

ESQUELETOS

Este artigo, a príncipio, não tem propósito algum, fora o de coletar o maior número de informações possíveis sobre quem seriam os esqueletos do Cemitério das Armaduras de Jamir. Obviamente é uma mera tentativa de minha parte, podendo conter erros. Mas o que vale é justamente a tentativa de tornar estes pequenos personagens mais próximos de identificação por parte dos fãs de Saint Seiya. 

Todas as imagens de ilustração vieram do volume 5 da edição nacional do mangá de Saint Seiya e do episódio 10 da série animada (Cuidado Shiryu! O cemitério das Armaduras). 

Cliquem nelas onde estiver disponível para visualizar em tamanho maior (Preferivelmente use o botão direito e abra em outra aba).

Esqueleto 1

 

Esqueleto 2

mais imagens: 1, 2, 3, 4

mais imagens: 1

Páginas 81-83, 85, 86

Páginas 81, 82 e 86

 

O Esqueleto 1 é o que mais vezes aparece no mangá. Seus traços são bem visíveis. Possui um adorno encurvado para cima, com três pequenos "chifres" ao centro, sendo o do meio maior. Seus ombros parecem os da primeira armadura de Andrômeda no anime. Sua versão animada possui pequenas diferenças nos traços, mas as características principais ainda estão presentes. 

O Esqueleto 2 é o segundo que mais vezes aparece no mangá, todavia é o que mais chama atenção. Sua máscara, ou melhor, seus chifres, e sem aspas, lembram algo de um caprino ou bovídeo. Suas ombreiras também são encurvadas, além de volumosas. 

Aliás, parece que para o anime estes dois esqueletos foram os principais protótipos para todos os demais. O que quero dizer é que, a maior parte dos esqueletos animados na série foi retratada usando estas duas armaduras, revezando-se quase sempre. Como esta imagem mostra bem:


(Esqueleto 1 à esquerda e a direita, Esqueleto 2 ao centro
isso se repete muito neste capítulo).

Curiosidade: Ambos foram ilustados por fanartistas:

Desenhos de Camille Adams (representariam, não-oficialmente, claro: Cassiopéia e Eridano).

 
Esqueleto 3 Esqueleto 4

Página 82

Páginas 83 e 84

 

O Esqueleto 3 ganhou certo destaque na versão animada, sendo o único de cor diferenciada, dando a entender que era o líder do grupo. No mangá sua característica príncipal é uma de suas antenas, a direita, estar quebrada. Sua máscara possui orelhas que envolvem seu crânio (o que o diferenciará de outros esqueletos).

O Esqueleto 4 pouco aparece no mangá, mas presumo ter certo destaque no anime. Sua principal característica está no elmo, que me lembra o de Fênix, com duas asas e um corpo central prolongado. Dependendo das falhas de colorização do anime, o topo de sua cabeça as vezes possui cor da armadura, outras do crânio.

Curiosidade: O Esqueleto 3 novamente inspirou Camille Adams: 

Representaria Antineu, uma antiga constelação.

 
Esqueleto 5 Esqueleto 6

Página 85

Página 81

 

O Esqueleto 5 possui um elmo com três pontas, parecido com outros esqueletos, a diferença está que este possui uma pequena base nas orelhas. Seus ombros também são diferenciados, terminando-os em forma ponteaguda. 

O esqueleto 7 possui um elmo com duas pontas e uma espaço central (tal como aqueles que levam algum tipo de pedra preciosa). É o único a aparecer desta forma. Suas ombreiras parecem ter também uma pequena gola.

  
Esqueleto 7   Esqueleto 8

Página 82

Páginas 82 e 83

 

 

O Esqueleto 7 possui, vísivel, somente duas espécies de chifres nas laterais da cabeça com uma pequena tiara com jóias ao centro da testa. A versão animada apresenta ume esqueleto parecido, só que sem a tiara. Suas ombreiras parecem formadas de blocos.

O Esqueleto 8 de relance se parece com o anterior, contudo, sua ombreira possui golas e seus "chifres" estão localizados na própria tiara da testa. Sem mais detalhes, todavia estes os diferenciam de outros a seguir.

 
Esqueleto 9 Esqueleto 10

Página 87

O Esqueleto 9 possui dois prolongamentos na altura da orelha e uma espécie de tiara central ponteaguda e tripartida (todavia não se vê a base desta). Sua armadura é mais completa, possuindo gola e um peitoral largo. 

Não encontrei equivalentes no mangá para estes esqueletos. O Esqueleto 10 (apelidado de Feliz, veja seu sorriso), possui um peitoral pequeno e sem golas. Sua máscara parece estar pendurada sabe-se lá onde

 
Esqueleto 11 Esqueleto 12

Os Esqueletos 11 e 12, a bem da verdade, não sei nem se são tão diferentes assim um do outro. Sua principal diferença é o peitoral. Ambos feitos de três partes, porém a central do 12 é protuberante e em forma diferente do 11, acanhada. Ai ai... A falta do que fazer me leva a me apegar cada coisa, digo, detalhe. 

 

Esqueleto 13

Esqueleto 14

Página 81 e 86

Página 83

 

O Esqueleto 13 é bem definido, possui uma tiara com orelhas largas e grossas, além de um adorno central reunindo ao todo 5 pedras preciosas. Suas ombreiras também seguem um design mais "quadrado" e levemente ponteagudo. 

O Esqueleto 14 é bem parecido com o anterior, também possuindo uma armadura de linhas quadradas e volumosas. Todavia sua máscara é bem diferente. Esta possui, além de orelhas, uma proteção também para parte do maxilar. E destas orelhas se erguem dois prolongamentos. Ao centro, na tiara, dois pequenos "chifres" surgem ao lado de uma pequena protuberância central. Não possui jóias. 

Curiosidade: O Espectro 13 também foi retratado por um fanartista - Cerberus Rack.

Representaria a Ursa Menor.

 

Esqueleto 15

Esqueleto 16

Página 82 e Página 84

Página 78 e 86

 

O Esqueleto 15 também é fácil de identificar, afinal, possui a primeira vista 5 espetos saindo da cabeça. Um olhar mais detalhado mostra que três saem da parte posterior da tiara, enquanto dois saem da parte de trás da cabeça. Suas ombreiras parecem seguir uma linha mais arredondada. 

O Esqueleto 16 possui uma máscara com proteção para a faça e dois "chifres" com jóia ao centro em sua tiara. Suas ombreiras são duplas. E o peito parece ser tripartido.

Curiosidade: Camille Adams ataca novamente:

Este seria o Esqueleto 16, representando Camelopardalis (Girafa).

 

Esqueletos 17 e 18

Esqueletos 19 e 20

Página 79 / Página 81

Página 85 / Página 81

 

O Esqueleto 17 possui uma tiara muito parecida com o estilo "Pégaso" e possui orelhas. Já o Espectro 18 não possui. E este possui ombreiras bem arredondadas. 

O Esqueleto 19 também parece seguir a linha de tiaras pégaso, sem orelhas como o 18, mas sua armadura parece ter um tipo de gola volumosa, diferentemente de seu colega anterior. O Esqueleto 20 é até parecido com o de número 8, todavia seu elmo é de quatro pontas ao estilo de cruzamento perpendicular, e sua gola é mais arredondada. Possuindo também uma ombreira com rebarba.

 

Esqueletos 21 e 22

Esqueletos 23 e 24

Página 83 / Página 79 Página 79 / Página 79
 

Os esqueletos 21 e 22 são bem diferenciados por si só, não possuindo semelhantes entre os demais. O 21 possui uma ombreira estilo pontuda mas compacta com o peitoral. O 22 possui uma tiara com três pequenos adornos separados entre si.

O Esqueleto 23 possui uma máscara com formato peculiar em sua parte traseira, peitoral tripartido, estilo Cisne 1ª versão e ombreiras meio que arredondadas e curtas. O Esqueleto 24 possui tiara com três pequenos adornos (tal qual o nº 22) mas este possui orelhas de proteção.  

 

Esqueletos 25 e 26

Esqueletos 27 e 28

Página 78 / Página 78

Página 78 / Página 82

 

O Esqueleto 25 possui uma típica armadura de bronze, com cintos, pequenas joelheiras e ombreiras, um bracelete robusto e peitoral pequeno. Sua máscara possui um adorno em "v" de fácil percepção. O Esqueleto 26 possui grande detalhamento: vemos parte das pernas e dos braços, além de um cinturão estilo "tanga". Suas ombreiras parecem ser do tipo que cobrem o peitoral, estilo "Virgem". Pelo nível de proteção parece ser uma armadura de Prata. 

O Esqueleto 27 mal aparece, somente de perfil, e só vemos uma tiara simples, com um adorno ao centro e duas pontas nas laterais. (O que ainda assim o torna diferente dos demais já exibidos). O Esqueleto 28 possui claramente uma gola alta e uma tiara bem estilizada, dividida em três pontas, mas com as laterais se prolongando também para baixo.

 

Esqueletos 29 e 30

Esqueletos 31 e 32

Página 82 / Página 83

Página 83 / Página 83

 

O Esqueleto 29 ao visto possui ombreiras e peitoral arredondados e sua tiará possui 4 pontas, só que com duas ao centro paralelas entre si e perpendiculares às demais. O Esqueleto 30 é bem similar ao número 3, devido a sua tiara e suas orelhas. Todavia, como eles aparecem nas mesmas páginas, essa semelhança pára por ai.

O Esqueleto 31 parece um Gundam, sem brincadeira. Suas ombreiras são robustas e quadradas. Sua tiara parece fina na testa e possui alguns adornos, mas as laterais possuem duas orelhas com uns chifres bem grossos e diferentes. O Esqueleto 32 possui uma tiara simples, com dois chifres que surgem da testa com uma pequena base central repartilhada. Suas peculiaridades estão nos ombros e no peito. Parecem bolhas. 

 

Esqueletos 33 e 34

Esqueletos 35 e 36

Página 83 / Página 83

Página 83 / Página 83

 

O Esqueleto 33 se vê somente uma tiara com 5 pontas. (Atenção, veja bem, parecem 3 mas são 5). O Esqueleto 34 parece um 'alien', com um repuxo na parte de trás do elmo e um único chifre. 

O Esqueleto 35 é careca. Sua máscara não parece ser de muitos detalhes (é perceptível que existe algo à frente). Só isso, e só por isso já é diferente de todos os demais. O Esqueleto 36 parece possuir duas antenas em "v" com algum detalhamento no centro, mas suas ombreiras se fundem ao peitoral. 

 

Esqueletos 37 e 38

Esqueletos 39 e 40

Página 87 / Página 78

Página 87 / Página 87

     

O Esqueleto 37 possui uma tiara muito similtar ao Esqueleto 13 e não consigo distinguir bem seus ombros e peitorais. Todavia, ambos esqueletos aparecem juntos na cena do desfecho da aventura de Shiryu, na página 87. O Esqueleto 38 ao meu ver parece um espectro até. Parece ter uma tiara de 4 pontas recurvada para trás. O resto de sua armadura é pouco identificável, mas como esqueletos com tiara de quatro pontas neste estilo não apareceram muito por aqui.

Os Esqueletos 39 e 40 são mais corpos sem identificação que os demais. Suas armaduras são até que bem percebidas. O 39 possui algo semelhante ao 13, assim como o 40 é parecido com o 14. Todavia, o 39 aparece junto do 13 na cena final do cemitério, e o 40 possui um peitoral com menos partes do que o 13.

     

Outras Máscaras e Esqueletos

Aparecem inúmeras máscaras pouco distinguíveis e outros esqueletos (ou partes deles) ao longo das páginas 78-79 e 86-87, e também ao final da coluna de esqueletos da 83.