Autor, tradução e edição de imagens:
Allan Montenegro
 

Colaboração:
Juni Anker

  

Fonte:
Tradução da revista japonesa Figure Ô nº 109 - página 47
Tradução da revista japonesa Figure Ô nº 110 - página 69

 

Páginas Relacionadas:

Criação e desenvolvimento de Saint Seiya

 

 

A CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SAINT SEIYA

 

O CAVALEIRO DE CRISTAL

 

(CRYSTAL SAINT)

 

A Figure Ô é uma revista japonesa que traz informações sobre vários action figures e derivados. A edição nº 109 a 111 trazem informações sobre o lançamento do Cloth Myth do Cavaleiro de Cristal. Um personagem criado só para o anime, mas que deixou sua marca na obra. Com a Figure Ô, muitas informações sobre este personagens, como informações e curiosidades sobre sua criação, foram reveladas. E é justamente o conteúdo especial sobre este personagem que traremos aqui. O que você verá a seguir é uma tradução dos artigos da sobre o Crystal Saint nas edições da Figure Ô.

 

Quem é o Cavaleiro de Cristal?

É o mestre de Hyoga na versão anime de "Saint Seiya". No Leste da Sibéria, ensinou técnicas de congelamento a Hyoga e Isaac, é chamado de "Cavaleiro imponente" não apenas por seus pupilos, mas por todos que o rodeiam. Porém, uma tragédia ocorreu quando o Santuário foi assumido por Arles (ou Ares), o novo Mestre. O Santuário havia escravizado os aldeões para que começassem a construir uma pirâmide de gelo, o Cavaleiro de Cristal penetrou no Santuário para protestar. Cavaleiro de Cristal e HyogaEntretanto, ele foi mudado pelos malignos dedos do Golpe Satânico (Maken) de Arles. Acabou enfrentando Hyoga que queria resgatar os aldeões.Teve sua consciência de volta após receber o Pó de Diamante de Hyoga em uma intensa batalha.

O anime da TV de "Saint Seiya" avançava simultaneamente a série em mangá, por isso muitos episódios e personagens originais do anime foram incluídos, assim o mangá original não seria ultrapassado.O Cavaleiro de Cristal foi um desses personagens originais.Sua primeira aparição se deu numa lembrança de Hyoga no episódio 17.Por Camus ter sido anunciado posteriormente no mangá original como o mestre de Hyoga, na versão anime, Camus acabou aparecendo como o mestre do Cavaleiro de Cristal.Como resultado, no mangá original, Hyoga tem recordações de ser instruído por Camus, sendo substituído pelo Cavaleiro de Cristal na TV.E mais, a existência do Cavaleiro de Cristal serviu para serem inventadas grandes cenas só para a versão anime de "Seiya".Por exemplo, no episódio 47, na cena em que Hyoga é encerrado no esquife de gelo na Casa de Libra, foi desenvolvido uma comovente cena em que Camus pede perdão ao Cavaleiro de Cristal. Além disso, na luta entre e Hyoga e Isaac do episódio 109, o cosmo de seus dois mestres toma forma para apoiar Hyoga. Na versão anime, foi feito com que, por duas vezes, Hyoga tivesse matado seu mestre. Hyoga era um homem que carregava uma cruz ainda mais pesada do que no mangá original. Isto se deve ao Cavaleiro de Cristal.  

(Dublador: Michihiro Ikemizu/Aparições: 17, 20, 21, 47, 108 e outros.)

 

Bônus - Algumas sábias palavras do Cavaleiro de Cristal

"Numa luta, não se sabe o que pode acontecer. E, isso significa que você deve ser capaz de enfrentar qualquer oponente que não conheça".
Cavaleiro de Cristal dominado- Falas de quando ensinou a Hyoga sobre o golpe congelante. É como se fosse sugerido que estes dois lutariam.
 (Episódio 17)

"Quando o mal espreita neste mundo, o Santuário, os Cavaleiros, devem proteger a paz (omissão de uma parte). Se nos desviarmos deste caminho, então para onde vai o orgulho de ser Cavaleiro?"
- Palavras de lamento sobre o Santuárrio ter se tornado o covil do mal. Foi expresso claramente que os Cavaleiros eram guerreiros da justiça. É um grande diálogo que simboliza a primeira fase da versão animada do desenho de "Seiya". 

(Episódio 20)

"Um tempo atrás, quando você estava prestes a disparar o Pó de Diamante em mim, você hesitou. Mas, você jamais deve hesitar quando sua causa for a justiça"
- Diálogo após sair do transe.. Combina com as palavras de Camus, "Seja sempre frio" (Episódio 21).

"Lembre sempre do amor. O amor por sua mãe... Por todas as pessoas"
- Palavras ditas a Hyoga, antes de morrer. &É interessante ver como contrastam com as palavras ditas por Camus "Esqueça sua mãe".
(Episódio 21)

* Extra "Mais um, outro Cavaleiro morreu. Foi por isso que nos tornamos Cavaleiros."
- Palavras de Seiya no final do episó;dio 21, que é muito adequado até mesmo como uma introdução. Seiya expressa como um terceiro que observou o triste fim traçado para Hyoga e o Cavaleiro de Cristal.

 

Detalhes sobre a criação do Cavaleiro de Cristal  - Kôzô Morishita

Se não me engano, quando foi exibido o episódio 8, nós já sentíamos a repercussão de Saint Seiya. Naquela época, a popularidade de Hyoga, em especial, era enorme. Podíamos ouvir das nossas mesas, com freqüência, as vozes das crianças que brincavam dizendo "Pó de Diamante" (risos). Foi no episódio 15 que apareceu Docrates, um personagem original. O roteiro e os esboços deste episódio já estavam prontos na época em que o primeiro episódio estava na TV. O fato é
Cavaleiro de Cristal atacando que tivemos que colocar uma história original neste ponto, tínhamos consciência de que logo o anime iria ultrapassar o mangá original. Assim, considerando apropriado, nós fizemos. Até porque, grande parte do volume 1 do mangá original tinha sido consumido por apenas dois episódios. Então, daí em diante colocamos elementos originais cada vez mais. Pensando nisso agora, chego a conclusão de que foi uma fantástica proeza (risos).

As relações humanas são especialmente estimadas e são a espinha dorsal em "Seiya". Por isso, existiam muitos parentes dos personagens entre os personagens originais para o anime. O irmão mais velho do Cassius, a protegida da Shaina, o irmão mais velho de Atena. Sim, Ohko, que apareceu no episódio 33, foi um personagem idealizado por mim. Agora eu não lembro bem como eles vieram, no estágio inicial, os Cavaleiros originais (Docrates e cia) não tinham constelação, acho que só haviam constelações para aqueles que eram os irmãos de Seiya, em outras palavras, só tinham a definição de Cavaleiro aqueles que representavam Saori, todos aqueles que possuíam constelação. Além do mais, Sagitário era a única Armadura de Ouro que existia, na época os Cavaleiros de Prata também ainda não tinham aparecido (no mangá). Também existia a possibilidade de Marin ser a irmã mais velha de Seiya. No final, decidimos que no anime Seiya e os outros Cavaleiros de Bronze não seriam irmãos.

Chegamos ao ponto em que o mestre de Hyoga seria apresentado, a dúvida até aqui era mesmo a sua força. Marin para Seiya, Mestre Ancião e Shunrei para Shiryu, Shun e Ikki existiam para se apoiarem mutuamente. Porém, só Hyoga é que não tinha essa espinha dorsal em sua composição, nem mesmo no mangá original, por isso tínhamos que pensar qual a base de sua existência. Eu já não me lembro mais o motivo pelo qual escolhemos o elemento cristal. Eu acho que talvez foi considerado que cristal era um pouco mais que gelo. Mas eu lembro da cena em que Hyoga e o Cavaleiro de Cristal lutam na neve. a imagem era como a do  episódio "Maria no meio da nevasca" de "UFO Robot Grendizer" (1975). feita por Araki e eu. A história produzida tratava de duas pessoas com um bom relacionamento que foram levadas pelo destino a lutar, Tôru Furuya estava presente como convidado. Para mim foi um capítulo muito marcante que lembrava "Mary no meio da nevasca", por isso chamei Shingo Araki. Ocupando o cargo de Diretor-chefe, fiz muita coisas como o primeiro episódio e a abertura. Agora, infelizmente, eu esqueci a maioria das coisas, mas o episódio 1 de "Saint Seiya" ainda é o meu favorito até agora. Aliás, eu lembro também que a abertura e o encerramento também eram perfeitos,  "Saint Seiya" era uma obra que tinha energia transbordando.



Kôzô Morishita
Nascido na província de Shizuoka, em 17 de julho de 1948 (signo de Câncer). Diretor Executivo da Toei Animation. trabalhou em Saint Seiya como Diretor da Série (e como Produtor a partir do episódio 61), além de trabalhar como supervisor no filme "Saint Seiya". Conduziu a produção do episódio 21 da série de TV  "Frieza! O confronto da Aurora".

 

esboço de Araki

 

Esboços (Settei)


Esboços do Cavaleiro de Cristal feito por Shingo Araki. Assim como o mestre de Ikki, ele é um Cavaleiro afastado da primeira linha dos campo de batalha. Costuma vestir um manto.


Esboços de Araki


Cavaleiro de Cristal manipulado pelo Mestre. Tornou-se o guarda-costas do campo de obras da Pirâmide de Gelo.

No momento em que sua técnica, o Pó de Diamante (Diamond Dust), alcança poder total, um cisne azul aparece voando.


A Armadura de Cristal


O Cavaleiro de Cristal é um Cavaleiro que não possui constelação protetora. Por isso, a inspiração designada para o seu "object" foi o cristal de neve que é disparado pelo Diamond Dust. É exatamente a imagem da efêmera pureza mestre Cristal.

A Armadura de Cristal
(esboço - frente)

A Armadura de Cristal
(esboço - verso)

A Armadura de Cristal
(modelo colorido)


Criação e desenvolvimento de Saint Seiya


1