AUTOR:
Michael Serra - Taizen Saint Seiya.
COLABORAÇÃO (TEXTO E FOTOS):
Igor Knauss.
FONTES AUXILIARES:
DBZ.superpope.com. 
The Game Center - CX Episode Guide.

 FAMICOM JUMP: HISTÓRIA DE HERÓIS

 

Em comemoração ao vigésimo aniversário da Weekly Shônen Jump, da Editora Shueisha, foi lançado em pela Bandai em 15 de fevereiro de 1989 para plataformas Nintendo Famicom (Family Computer - versão japonesa do "Nintendinho") um jogo de RPG crossover chamado FAMICOM JUMP: História de Heróis (ファミコンジャンプ 英雄列伝, famikon janpu hīrō retsuden).

 

 

A história trata de um garoto, que lendo sua querida Weekly Shônen Jump acaba, por algum mistério digno dos clichês de Hollywood, sendo sugado para dentro do mundo da revista.

 

 

O jogador, que assume o papel do inocente menino, terá que percorrer o mundo, buscando ajuda de famosos heróis, para combater uma aliança que assombra à toda humanidade: uma super-coalizão de vilãos já publicados no semanário. 

 

Logo no pôster de divulgação percebemos muitos dos heróis e vilãos desse fantástico mundo, entre eles Seiya, Arale (Dr. Slump), Goku (Dragon Ball), Tsubasa (Captain Tsubasa)... 

 

 

Mas a lista completa inclui as séries: Astro Kyūda, CAT'S EYE, City Hunter, Chichi no Tamashī, Doberman Deka, Ginga: Nagareboshi Gin, Godsider, Harenchi Gakuen, High School! Kimengumi, Hōchōnin Ajihei, Hokuto no Ken, JoJo's Bizarre Adventure, Kick Off, Kimagure Orange Road, Kinnikuman, Kochikame, Kōya no Shonen Isamu, Moeru! Onīsan, Otoko Ippiki Gaki Daishō, Ring ni Kakero, Sakigake!! Otokojuku, Shape Up War, THE MOMOTAROH, Toilet Hakase, Tsuide ni Tonchinkan, Wingman, Yamashita Taro-kun, e Yoroshiku Mechadoc.

 

Jogo Passo a Passo
(ou quase isso)

 

Mas voltemos ao jogo... Você é Arino, seu objetivo é reunir 16 super-heróis em sua empreitada contra Piccolo, de Dragon Ball, o mestre do mal. Você está em uma cidade de Hokuto no Ken (Fist of the North Star) e logo de cara encara um desafio com o homem-búfalo de Kinnikuman e morre!

 

 

O jogo reinicia, e nessa segunda tentativa algumas opções são abertas, você encontra novos personagens no caminho, como Kenshiro, herói de Hokuto no Ken. Com ele ao seu lado, você (Arino) derrota o homem-búfalo. Em seguida Arino ganha um "guia de como jogar" e descobre que o próximo inimigo é um Senhor Kaiô, de Dragon Ball.

 

O tempo passa e ele se encontra com diversos personagens ao acaso, até chegar a Corporação Cápsula e ter-se com Bulma (Dragon Ball) que o envia numa máquina do tempo à conhecer Arale, onde ganha um robô adormecido que pode o enviar de volta para o próprio mundo. Nisso, Kaori e Ryo (City Hunter) encontram Arino e o ajudam a derrotar Tao Paipai (Dragon Ball)

 

Tem se então uma série de pequenas campanhas onde Arino precisará encontrar certos artefatos. Em uma delas ele acaba topando com Goku em uma floresta. 

 

 

Mais a frente, Arino está na Kame House e lá encontra, o Mestre Kami! E ele pede um favor à Arino, que lhe encontre um vídeo (ao que parece, de sacanagem, lógico!). Encontra, e como recompensa recebe a nuvem voadora de Goku. 

 

Arino então voa para o sul, onde encontra JoJo (JoJo's Bizarre Adventure) e Taro, do mangá de beisebol Dokaben. Outra minisaga começa com um desafio de beisebol, onde Arino não se dá muito bem.

 

Enfim, mais alguns percalços, chegam ao Castelo de Piccolo. Lá uma batalha cruel acaba por eliminar Taro e seus colegas. Mas, ao fim, Arino vence Piccolo. Porém, o jogo não terminou. 

 

Os restantes dos heróis passam por uma série de desventuras e até mortes acidentais. Eis então que o Piccolo jovem, nascido de seu ovo, se revela como a causa de tudo. MAS, DO NADA, EIS QUE SURGE COMO O SALVADOR DE TUDO:

 

SEIYA. 

(sempre ele).

 

Que derrota o inimigo facilmente. 

 

O jogo praticamente acaba. Só me resta o comentário do site "The Game Center" sobre o final do jogo: "Arino clears the game with nary a scratch. Too bad the ending is rather weak, but what else would you expect from Bandai?"

 

SAINT SEIYA

 

Deixando o jogo de lado, faço agora a lista dos personagens de Saint Seiya lá presentes:

 

Seiya de Pégaso (como um dos 16 heróis);

 

Camus de Aquário, Shura de Capricórnio, Máscara da Morte de Câncer, Afrodite de Peixes e Saga de Gêmeos (na área 3 - Saga inclusive é o antepenúltimo mestre do jogo);

 

Shiryu de Dragão (área 2), Shun de Andrômeda, Saori Kido (área 3) aparecem como NPCs que fazem contato com Arino durante o jogo.