Tradução e Adaptação Japonês/Português:
Allan Montenegro - Taizen Saint Seiya

Colaboração:
Juni Anker - Foro Saint Seiya Yours Ever

Edição do scanlation:
RVD - Foro Saint Seiya Yours Ever

Fonte: 
V Jump, publicada em 12 de dezembro de 1990 pela editora Shueisha.

Hades Visual Remix, página 014, publicado em 2003 pela editora Shueisha.

Declarações de Shingo Araki por meio de Arion, expressos no cyna.net

Livreto do CD Image Album de Hades.

 


OVAS DE HADES NA DÉCADA DE 90

 

 

Em dezembro de 1990 era publicado no Japão o primeiro número da revista semanal V Jump, mais uma dos periódicos da editora Shueisha, detentora de outras famosas revistas como a Super Jump e Weekly (Shûkan) Shônen Jump.

Até então, Saint Seiya havia sido publicado na Weekly Shônen Jump (WSJ), o anime começou a ser produzido poucos meses após o início do mangá, porém, o anime da TV terminou primeiro, justamente com o fim da fase Poseidon. no entanto, Saint Seiya continuo, e por mais de um ano, os fãs puderam acompanhar a fantástica fase Hades, ou Saga de Hades como é popularmente conhecida no Brasil.


Image Hosted by ImageShack.us

Eis que vem o último capítulo de Hades na WSJ 49, a batalha nos Elísios termina com um estranho anuncio de que aquilo não acabava ali, um pequeno acrescimo ao final da história seria feito na nova revista, a V Jump. E assim ocorreu, na sua primeira edição, Saint Seiya, o verdadeiro final de Hades, estava lá. Ao final do capítulo, uma mensagem de Kurumada sobre o fim de Saint Seiya, e nas páginas seguintes, um anúncio oficial sobre os OVAs da Saga de Hades!


Traduzi o anúncio em questão:


(clique na imagem para ampliá-la)

Ao observar o CD Image Album de Hades daquela época, encontramos o contexto em que ele foi elaborado e os planos sob os quais ele foi moldado. Confiram a tradução da explanação do livreto correspondente a primeira faixa do CD:

 Capa do CD

1 - Prólogo

Todos os fãs esperaram por "Saint Seiya". Entregaremos o Image Album da "Saga de Hades, o Rei das Trevas" a vocês.

Este album foi planejado no verão deste ano. Após o fim, por vários motivos, da "Saga de Poseidon, o Imperador do Mar" (totalizando 114 episódios, sendo o último exibido em 01 de maio de 1989), o buraco que levemente abriu-se no coração dos fãs foi se preenchendo, mesmo que um pouco, com desejos. E a partir do sentimento de que o maravilhoso mundo musical não podia estar concluído, o projeto começou...Gradualmente, o projeto crescia, vários elementos iam se juntando, consequentemente, tornando-se uma obra imensa, chegando a mais de 50 minutos no momento da gravação (no meio dos trabalhos, surgiu também o anúncio da decisão de produzir OVAs da saga de Hades, estimulando-nos ainda mais!).

As músicas são, naturalmente, do mestre Seiji Yokoyama, já conhecido pela TV e os filmes. O vocal é de Hironobu Kageyama e Kazuko Kawashima. Incluindo ainda o diálogo dos dubladores, começando por Tôru Furuya como Seiya...Com este álbum, conclui-se a ardente empolgação desta obra no outono!

Então, antes de tudo vem o prológo. Seiya, Hyoga, Shiryu, Shun e Ikki...Graças aos sons sinfônicos de grande orquestra regida pelo próprio mestre Yokoyama, que os novos movimentos dos Cavaleiros sejam bem desenvolvidos!

Primeira páginas do booklet do CD

Por motivos não muito explicados, o projeto foi subitamente cancelado. O boato da época era que Kurumada havia se desentendido com a Toei, devido ás divergências, o projeto foi engavetado. Anos depois, no evento Cartoonit 2001, ocorrido na França, contou com a participação de Shingo Araki, um dos pais do anime Saint Seiya, responsável pela não apenas pelo desenho dos personagens como conhecemos, mas também por alguns dos processos de animação.

No evento em questão, Araki fez um revelação incrível (segundo nos relata o francês Arion): dois trailers haviam sido produzidos no Japão naquela época, mas não haviam sido preparados pelo estúdio de Araki, o Araki Productions. Muitos fãs esperavam que com o lançamento oficial da Saga de Hades, trouxesse á tona estes primeiros trailers, mas não aconteceu, e os trailer até hoje permanecem ocultos em alguma parte da Toei.

Em 2003, com o lançamento do "mook" Hades Visual Remix, dedicado aos aos 13 OVAs produzidos, Kurumada declarou em entrevista lá publicado, que naquela época, Hades não havia sido levado adiante, pois os recursos técnicos da época não permitiram a Kurumada e ao staff da época, produzir Hades como realmente queriam que fosse.

Claro que isso pode ser apenas uma fachada para ocultar o verdadeiro motivo, uma falta de patrocínio, ou o famoso e lendário desentendimento entre Kurumada e a Toei.Enfim, mais um dos mistérios de Saint Seiya.

Confiram a tradução da primeira página da seção, Behind Scene do mook Hades Visual Remix da Shueisha:

O caminho para a
"Saga de Hades - Santuário".

O que aconteceu desde o fim da obra original até o nascimento da "Saga de Hades -Santuário"?
Tentaremos abordar o drama dos últimos 13 anos envolvendo os esforços das pessoas pelo retorno de Seiya!!

Image Hosted by ImageShack.usNo inverno de 1990, após o final da série "Saint Seiya" na revista "Weekly (Shûkan) Shônen Jump", foi publicado no mesmo ano um final extra na primeira edição da revista "V Jump", a cortina de uma história que durou aproximadamente 5 anos foi fechada. Naquela época, a questão era a diferença dos momentos finais publicados nas revistas, muitas especulações surgiram entre os fãs, apesar disso os fatos eram simples. Na verdade, o motivo era que o climax da batalha contra Hades foi além do esperado, os planos feitos para os momentos finais serem concluídos naquela edição tiveram que ser adiados. Por essa razão, foram reservadas as páginas na "V Jump". sem remarcar a data do final da série na revista "Weekly (Shûkan) ShônenJump", onde ainda estava marcada a publicação da ardente obra do Mestre Masami Kurumada, assim foi lançada a flecha da publicação do climax dos últimos momentos.

No começo, os planos de publicação na "V Jump" foram motivo de preocupação.  Quando foi determinada a publicação da obra de Kurumada na "V Jump", apesar daquele ter sido somente um final de série para "Seiya", acabou se tornando muito popular entre os fãs mesmo assim. Por isso, foram feitos muitos planos para a produção de uma história complementar a obra de "Seiya" envolvendo as atividades dos Cavaleiros de Ouro do passado. Porém, devido ao climax da "Saga de Hades", concluiu-se que era cedo demais para começar algo numa edição posterior a um fim de série. Nenhum nome foi dado nem mesmo desenhos foram feitos para essa série complementar, tornando-se apenas um sonho de uma obra.

Além do mais, num artigo de uma das páginas dessa primeira edição da 'V Jump" foi anunciado o projeto de "Seiya Paradise". Era destinado ao público infantil que se tornou fã ao ver a série de TV, o projeto consistia inicialmente em reformular "Seiya" com a aparência dos corpos e cabeças no estilo deformado (SD). Finalmente, na edição 3 da "V Jump", foi feita uma prorrogação e nas páginas centrais vieram informações sobre o jogo, o desenvolvimento da edição se deu num curto período de tempo, mas entre o outono de 1991 e o verão de 1992 a Bandai vendeu uma grande quantidade de exemplares.

E ainda, na primeira edição da "V Jump" foram anunciados os primeiros planos para a animação da "Saga de Hades".Yoshifumi Hatano, produtor da série de TV da (naquela época denominada) Toei Dôga, foi encarregado de iniciar testes para converter em anime a 'Saga de Hades" como uma série de OVAs. No entanto, por vários motivos, incluíndo o declínio do mercado de OVAs naquela época, o projeto foi suspenso.Por sua extraordinária afeição a Saint Seiya, Hatano esperou até que tivesse a chance de terminar o projeto como também reviver "Seiya" como uma série de TV e OVAs, porém, ele, infelizmente, não pôde concretizar estes e outros planos, pois veio a falecer em 1995.

Para dar continuidade a vontade de Hatano, foi encarregado Kozô Morishita da Toei Animation, um dos primeiros produtores da série de TV, que havia trabalhado com Hatano no final de 'Seiya".   Morishita, assim como Hatano, tinha a mesma afeição por "Seiya" e aguardava para concluí-lo, ele já havia produzido várias séries da Shueisha além de "Seiya", como "Dragon Ball Z" e "Dr. Slump - Arale-chan". Não havia outro melhor
do que ele para ocupar a posição de promover o projeto "Saga de Hades".

Image Hosted by ImageShack.us

Projeto "Saga de Hades" para a série de TV elaborado em torno de outono de 91.

O título da obra era "Saint Seiya Gendai Shinwa" ("O mito atual de Saint Seiya"). A analise do passado da série de TV e os planos de uma nova produção foram escritos em detalhes, mas com apenas uma relação dos principais pontos do conteúdo do mangá original, nada foi mencionado sobre o Staff e etc.



1