REFERÊNCIAS REAIS DE SAINT SEIYA

 

| Imagens e Pinturas | Artefatos e Esculturas | Construções e Monumentos | Filmes e Músicas | Outros |

 

A coleção aqui apresentada possui inúmeras fontes de referência, as quais podem ser verificadas ao final da página. Muitas delas já vínhamos coletando e descobrindo aqui e ali ao longo do tempo. Todavia, três grandes coleções praticamente puseram fim ao nosso grande passatempo de ir juntando essas informações. A do site "Le Scribe du Sanctuaire" (francês) e as derivada do mesmo do site: "I Cavalieri dello Zodiaco" (italiano) e do "La Guia de Saint Seiya" (espanhol). Pois eis então a nossa versão em português, organizada de modo diferente e ao visto, por enquanto, com acréscimos - logo eles atualizam com nossas contribuições também.

 

"A Torre de Babel"

No mangá nacional nº 2, logo nas primeiras páginas, surge discretamente a Torre de Babel conforme concepção desenvolvida na pintura renascentista de 1563 do artista Pieter Bruegel, o Velho. Esta pintura a óleo se encontra no Kunsthistorisches Museum de Viena, Áustria. 

"O Nascimento de Atena"

A imagem retratada no mangá, quando Poseidon comenta com Tétis sua relação com Atena (volume 23) se trata de uma pintura em cerâmica muito famosa. "O Nascimento de Atena" ilustra um vaso que se encontra hoje no Museu do Louvre, em Paris. 

"Odisseu e as Sirenes"

A imagem retratada no mangá, quando Aldebaran sente o poder de Sorento se trata de outra pintura em cerâmica também muito famosa. "Odisseu e as Sirenes" ilustra um vaso que se encontra atualmente no Museu Britânico de Londres. 

O Limbo

A cúpula do Castelo Heinstein ilustra o Limbo de Saint Seiya (visto que Kurumada excluiu um círculo do inferno de Dante em sua obra - justamente o primeiro, o Limbo). A idéia parece ter sido inspirada em outro retrato famoso do Limbo. O Limbo de Eugene Delacroix, de meados do século XIX, retratado na cúpula da Capela Senat, nos Jardins de Luxemburgo.

"A Acrópole de Atenas"

Esta pintura aparentemente inspirou a arquitetura retratada em Saint Seiya do Templo de Hades no Elíseos. Curiosamente, a única diferença encontrada se trata da Coluna de Hades no local de onde estaria a Estátua de Atena. Vamos aos dados da pintura: Die Akropolis von Athen, 1846; de Ludwig (Leo) von Klenze (1784-1864). Se encontra atualmente na Neue Pinakothek, em Munique. 

"A Acrópole de Atenas" 2

Como a referência anterior, essa pintura também é bem semelhante com outra cena do mangá, dessa vez em um "zoom" mais aproximado, o Templo de Hades mostra uma estrada sinuosa, e junto com os demais detalhes, se assemelha muito ao quadro da pintura. Infelizmente não encontrei o autor, mas o traço e estilo se parecem muito com o de Carl Graeb.  

Disco Solar Zodiacal

Ainda pesquisando mais detalhes sobre esta ilustração (Perdi a fonte em algum lugar obscuro do meu computador).

Papiro de Ani

Fonte da Imagem: Dayton. A Balança de Maat, conforme ilustrada em Saint Seiya, remonta ao Livro dos Mortos do Antigo Egito, mais precisamente aos Papiros de Hunefer e aos Papiros de Ani. 

O primeiro fora encontrado em Tebas e comprado pelo Museu Britânico em 1852. Mede 5,5 metros por 30 cm, sendo considerado o menor texto do Livro dos Mortos, datando de 1.400 a.C, no período do Faraó Seti I. E a cena em si de Maat se encontra na quarta 'prancha' deste rolo. 

O segundo também foi descoberto em Tebas e comprado pelo Museu Britânico em 1888. Possui 23,8 m de comprimento e 38 cm de largura, sendo este sim o maior papiro tebano conhecido. Ani (como Hunefer) era um escriba real, contudo este papiro parece datar de um período anterior a sua vida, talvez 1.500 a.C. A cena em si aparece neste rolo na quinta 'prancha'.

"Arcanjo Miguel derrota Satã"

A cena da queda de Lúcifer como retratada no quarto filme de Saint Seiya foi concebida a partir da ilustração renascentista "São Miguel e Satã", datada de 1518 e de autoria de Raphael Santi. Atualmente esta pintura se encontra no Museo del Padro, em Madrid.

"Altri Falsari"

Essa cena do Hades, ilustrada quando Seiya e Shun lá chegam, é inspirada na pintura de Gustave Doré chamada "Altri Falsari". Trata-se na verdade de uma coletânea de gravuras realizadas por Doré retratando toda a Divina Comédia de Dante. Exatamente esta o cântico XXIX c82 e 83. A imagem original aliás, retrata o 10º malboge do Oitavo Círculo do Inferno, correspondente ao 7º de Saint Seiya.

"Il Cerbero"

O Cérbero de Saint Seiya parece ser claramente inspirado no Cérbero retratado também por Gustave Doré, em "Il Cerbero". Da Divina Comédia, sexto cântico do Inferno, versos 25-27.

"Miscredenti"

As tumbas de fogo da Quinta Prisão de Saint Seiya parecem muito similares as tumbas de fogo do Sexto Círculo do Inferno de Dante, nessa pintura de Gustave Dore, chamada Miscredenti, que retrata o canto nono, versos 127 e 128. 

"Avari"

A Terceira Prisão de Saint Seiya, onde ávaros e pródigos empurram pedras eternamente, parece sutilmente inspirada no Quarto Círculo do Inferno de Dante, nessa pintura de Gustave Doré, chamada "Avari", que retrata o canto sétimo, versos 64 à 66. 

"Cocito"

O local do combate entre Valentine e Seiya parece claramente inspirado na pintura de Gustava Doré chamada "Cocito" que ilustrava o rio de mesmo nome e o cântico 32 verso 19 do Inferno da Divina Comédia de Dante Alighieri.

 "Porta"

A estátua em forma de anjo portando uma espada que aponta para baixo do topo da torre de onde a alma de Hades desceu ao Elísios parece inspirada na pintura de Gustave Doré chamada "Porta" que retrata o anjo guardião da entrada do Purgatório (Dante Alighieri, Divina Comédia - O Purgatório, cântico 9 verso 81).

"A Visão da Morte"

A figura de fundo da técnica de Shaka "A Rendição do Rei das Trevas" é a figura da morte (um dos quatro cavaleiros do apocalipse) conforme a pintura de Gustave Doré "A Visão da Morte" que ilustra também a passagem Apocalipse 6:7-8 da Bíblia.

"A Pomba Enviada da Arca de Noé"

Quando Poseidon anuncia seu plano de novamente por o mundo abaixo d'água, como teria feito no passado com Noé, o mangá ilustra a cena com uma representação da pintura de Gustava Doré "A Pomba Enviada da Arca de Noé" para a passagem Gêneses 8:11 da Bíblia. 

"Saul atenta contra a vida de Davi" 

A Cena de Atena subjugando Lúcifer na era mitológica foi inspirada claramente na pintura de Gustave Doré intitulada "Saul atenta contra a vida de Davi" (1 Samuel 18:11-12).

 "Rosa Celeste"

A Cena de Lúcifer, ainda como o anjo mais belo - antes de sua queda, foi inspirada na pintura de Gustava Doré intitulada "Rosa Celeste", que retrata o cântico 31, versos 1 a 3 do Paraíso da Divina Comédia de Dante Alighieri.

Urotsukidôji

O Saga maligno do manga foi, acredite se quiser, inspirado num mangá erótico chamado Urotsukidôji, de Toshio Maeda. A cena original foi pubicada em novembro de 1986 e a versão kurumadiana saiu em 1987. 

Cartas de Tarô

Os desenhos são exatamente fieis, ao que parece, aos desenhos de Karashima Yoshio (辛島 謡子), no livro: Os Segredos da Adivinhação do Tarô (タロット占いの秘密), de co-autoria com Karashima Nobuo (辛島 宜夫), lançado em 1978 pela editora Futamishobô. Mais cartas e outros detalhes você pode ver aqui: "O Tarô em Saint Seiya".

 "Vitória de Alexandre - A Batalha de Isso"

Fonte: Le Scribe du Sanctuaire. Quando turistas se encontraram com Seiya em treinamento se surpreenderam e pediram informações a um padre ortodoxo sobre os Santos de Atena. A cena de ilustração do momento é uma pintura de Albrecht Altdorfer, chamada "Vitória de Alexandre - A Batalha de Isso". O quadro, óleo sobre madeira, é de 1529 e atualmente se encontra na Alte Pinakothek de Munique. 

 

A batalha campal descrita foi em 333 a.C, onde Alexandre, o Grande (macedônico, ou seja, helênico também, como os gregos) derrotou Dário III, dos persas. Seria uma clara alusão então de um confronto de Atena com os deuses persas mazdeístas? 

 

Repare também que na cena do mangá, existem somente dois tipos de bandeira, uma que leva um estandarte parecido com Leão, e outra algo parecido com uma Águia.

Prodomus Astronomiae

Quando Shun, Seiya, Hyoga e Shiryu se unem para derrotar Ikki, uma das cenas usadas na junção dos quatro cosmos é inspirada em uma imagem da carta celeste "Prodomus Astronomiae" de Johann Hevelius. A única diferença está no torso. O Mais curioso: Na cena de Hevelius, a princesa presa aos pulsos por duas correntes, uma triângular, outra circular!

Atlas Coelestis

No mangá, por algumas vezes (volume 7, pg, 63; volume 10, pg 51, volume 48, páginas finais) aparecem imagens dos seres mitológicos traçados nas estrelas. Foram baseadas no Atlas Coelestis, de John Flamsteed, publicado em 1753.  

Foto de J. R. Eyerman

Para exemplificar o mundo humano (um dos seis mundos da metempsicose de Shaka), o animê usa uma foto famosa de J. R. Eyerman, para a revista Life em 1952. A cena em questão se passa no famoso teatro/cinema Paramount em Hollywood. O filme exibido em questão era "Bwana Devil" (título no Brasil: Bwana, o Demônio) e se fazia necessário uso de óculos 3D, um dos primeiros dessa linha.

Jacques Bonsergent

Ainda no contexto das imagens do mundo humano da metempsicose... Não encontrei a autoria da fotografia. Todavia nela aparece um homem chamado Jacques Bonsergent. Era um engenheiro francês, que em 1940, foi o primeiro cidadão daquele país a ser fuzilado pelas tropas alemãs invasoras. 

Richard Nixon

Ainda no contexto das imagens do mundo humano da metempsicose... As imagens não são as mesmas (infelizmente não encontrei a original até o momento), mas servem para ilustrar a extrema semelhança das cenas. Richard Nixon foi um presidente dos Estados Unidos, que renunciou no famoso caso Water Gate. Ele foi um dos chefes do "capitalismo" na época da Guerra Fria contra a URSS e o "comunismo".  

Nikita Khrushchov

Ainda no contexto das imagens do mundo humano da metempsicose... As imagens não são as mesmas (infelizmente não encontrei a original até o momento - apesar desta parecer muito mesmo!), mas servem para ilustrar a extrema semelhança das cenas. Nikita Khrushchov foi secretário geral do Partido Comunista (e consequentemente líder da União Soviética). Ele foi um dos chefes do "comunismo" na época da Guerra Fria contra os EUA e o "capitalismo".  

Mick Jagger

As imagens novamente não são as mesmas, mas as semelhanças são consideráveis entre as pessoas caracterizadas. Provavelmente é mesmo uma cena de um show de Mick Jagger, dos Rolling Stones. Ao fundo aparece o rosto de uma pessoa que me lembrou muito o quadro de Portinari, chamado "Mestiço", mas vendo com cuidado, não são iguais não.

Birthmachine Baby

Essa é uma suposição. No canto direito inferior aparece uma sombra que lembra até um ET. Muitos supõem ser uma foto ou imagem inspirada no famoso desenho, que posteriormente virou até escultura, criado por H. R. Giger (o criador do Alien, do filme homônimo) chamado "Birthmachine Baby". 

 

 

setstats 1 1