REFERÊNCIAS REAIS DE SAINT SEIYA

 

| Imagens e Pinturas | Artefatos e Esculturas | Construções e Localidades | Filmes e Músicas | Outros |

 

A coleção aqui apresentada possui inúmeras fontes de referência, as quais podem ser verificadas ao final da página. Muitas delas já vínhamos coletando e descobrindo aqui e ali ao longo do tempo. Todavia, três grandes coleções praticamente puseram fim ao nosso grande passatempo de ir juntando essas informações. A do site "Le Scribe du Sanctuaire" (francês) e as derivada do mesmo do site: "I Cavalieri dello Zodiaco" (italiano) e do "La Guia de Saint Seiya" (espanhol). Pois eis então a nossa versão em português, organizada de modo diferente e ao visto, por enquanto, com acréscimos - logo eles atualizam com nossas contribuições também.

 

Mansão Iwasaki

Essa mansão é uma construção histórica de Tóquio. É conhecida como a Mansão Iwasaki (Kyu-Iwasaki ou 旧岩崎邸), construída num estilo europeu no ano de 1896 e somente terminada em 1945. Qual a relação com Saint Seiya? Essa mansão pertenceu simplesmente a família Iwasaki, fundadora do grupo Mitsubishi, mais especificamente, Yataro Iwasaki. Talvez essa tenha sido a inspiração de Kurumada para relacionar esta construção à sede da poderosa família Kido criadora da Fundação Graad, como vemos, especialmente no anime, uma Fundação que detém vários recursos. Trocando em miúdos, riquíssima. (Texto do Allan).
 
 

Monte Fuji

 

Cavernas do Vento

 

Coliseu de Roma

 

Bayon

"Este amplo complexo religioso, coberto por uma verdadeira floresta de torres de quatro faces, tendo esculpido em cada uma um gigantesco rosto, foi edificado no século XII, no centro da cidade de Angkor, pelo rei Jayavarman VII" (As Grandes Civilizações Desaparecidas, Reader's Digest, pg 265). É o legado da civilização Khmer para os dias de hoje, tanto pelo seu valor monumental, quanto histórico, pois em suas paredes estão gravadas em alto relevo cenas da vida cotidiana e religiosa deste povo. No enredo de Saint Seiya tal lugar aparece como o local onde um selo de Atena confina os Espectros no Meikai, no mundo de Hades, o qual Dohko vigiava desde a Guerra Santa de 1743.

Cinco Picos Antigos

 

 

 

???

 

Templo Mahaparanirvana

 Este templo é considerado um dos 4 lugares sagrados do Budismo, pois às margens do Rio Hiranyavati, na vila de Kushinagara, Buda fora cremado após alcançar o Paranirvana, ou o Nirvana Completo. (Não foi o local específico de sua morte, somente de sua cremação). Isto combina com a trama de CDZ no Eps. G se pensarmos o ato de cremar como o "queimar do cosmo" que Shaka pretendia para expulsar as Trevas da Terra com Luz. 

Palácio de Creta

 A mais fabulosa construção minóica e com certeza uma das mais intrigantes da humanidade. O palácio data de 2000-1900 a.C com muitas reconstruções e expansões efetuadas durante toda sua existência. Em 1700 a.C um grande terremoto abalou suas estruturas, mas fora reformado em 1450 a.C., contudo por causas ainda não explicadas fora abandonado definitivamente em 1375 a.C. Sua planta era tão cheia de cômodos e corredores que inspirou o famoso mito do Labirinto de Creta.

Acrópole de Atenas

 A acrópole que serviu de inspiração para o Santuário de Atena. Historicamente acrópole é uma fortificação com palácios e santuários instalados nas colinas mais altas das cidades gregas. A de Atenas, construída sobre um rochedo de 50 metros de altura, possui templos, estátuas e monumentos como o Partenon, consagrado à deusa virgem; o Erectéion, consagrado à ninfa Pandrósia; a biblioteca de Adriano, dentre outros. Um incêndio ocorrido em 1856 e uma explosão em um paiol de pólvora em 1687 foram os maiores acidentes a danificar suas estruturas. Esta sempre fora a mais célebre acrópole por seu valor artístico, contudo outras também existiam em Tebas, Argos, Corinto, Tirinto e Micenas.

Teatro de Dioniso

 Antes de tudo não pensem em teatro como sendo um local só para peças de tramaturgia. Na Antigüidade também era local de colóquios e combates. (anfiteatros eram mais utilizados em peças por sua melhor acústica). Na trama de CDZ este teatro é o 'Coliseu' onde Seiya fora condecorado Cavaleiro. Fora fechado em 342 a.C sendo destruído parcialmente postumamente. Tinha capacidade para 15.000 telespectadores. Era ali também que se realizavam as Festas Dionisíacas (ATENÇÃO, não confundir com as Bacanais). Foi lá também que fora encenada pela primeira vez uma peça "deus ex machina". Onde os deuses interpretavam em cena voando pelo palco. 

Cariátides

 

Erectéion

 Uma obra prima da arquitetura jônica datada de 406 a.C. O Templo de Erectéion apresenta uma tribuna anexa (a qual aparece em umas das primeiras páginas do mangá) sustentada por Cariátides, colunas em forma de mulheres por homenagem às jovens da região de Cária, na Grécia asiática, que foram escravizadas como parte de um acordo feito com os Persas. e por isso é conhecida como Pórtico das Cariátides. Era consagrado à Pandrósia, mas possuía cultos de Atena, Poseidon, Hefestos e Erecteu.

Partenon

 

Templo de Atena erigido na Acrópole. Na Antigüidade compreendia o templo de Athenae Parthenon (Virgem Atena), um pronaos, uma Sala das Virgens, que encerrava o tesouro da deusa e o tesouro público, e uma cela (como a Sala do Confinamento no Ep. G) que abrigava a Estátua de Atena. A obra ficara a cargo de Fídias, auxiliado por Ictínio e Calícrate e fora concluída no regime de Péricles. No século VI foi transformado em igreja cristã, enquanto no XV em mesquita turca. Em 1687 foi bombardeado pelo veneziano Mososini, o que acarretou em uma explosão de um paiol de pólvora. Atualmente suas relíquias estão no Louvre, no Museu Britânico e no Museu da Acrópole. 

Schloss Neuschwanstein

A inspiração do castelo de Hades, também conhecido como castelo Heinstein (que significa "Pedra da Morte" em alemão), por originalmente pertencer a família de Pandora. O Schloss Neuschwanstein, que significa castelo ou palácio Neuschwanstein. Trata-se de um palácio alemão construído na segunda metade do século XIX, perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera, a escassas dezenas de quilômetros da fronteira com a Áustria. Foi construído por Luís II da Baviera no século XIX, inspirado na obra de seu amigo e protegido, o grande compositor Richard Wagner. A arquitetura do castelo possui um estilo fantástico, o qual serviu de inspiração ao "castelo da Cinderela", símbolo dos estúdios Disney. Apesar de não ser permitido fotografar o seu interior, é um dos edifícios mais fotografados da Alemanha e um dos mais populares destinos turísticos europeus, além de também ser considerado o "cartão postal" daquele país. O nome Neuschwanstein significa "novo cisne de pedra", uma referência ao "cavaleiro do Cisne", Lohengrin, da ópera com o mesmo nome (referência: wikipédia).

Ponte de Londres

 

 

Kremlin

 

Torre Eifel

 

 

Arco do Triunfo

 

Usina Nuclear Threemiles Island

 

Estátua da Liberdade e World Trade Center

 

Golden Gate

 

Arco de Adriano

 

Panteão de Agripa

 Em 27 a.C. Agripa erguera o Panteão que, contudo, fora destruído por um incêndio em 80 d.C. Adriano ordena sua reconstrução desta vez sob projeto de Apolodoro de Damasco, trabalho que durou 7 anos, 118-125. Está escrito em sua fachada: M AGRIPPA L F COS TERTIUM FECIT, que quer dizer "Marcus Agrippa, cônsul pela terceira vez, construiu isto". Inúmeras estátuas de deuses gregos foram destruídas quando o local tornou-se uma igreja católica em 609. Sua entrada inspira em o Templo do Julgamento, no Hades.

Abu Simbel

 Templo dedicado à Amon-Rá erguido a mando de Ramsés II 1257 a.C do lado ocidental do Nilo ao sul de Assuã (Aswan). As 4 figuras em sua entrada são colossos da imagem de Ramsés com 67 pés de altura. Fato curioso é que em todos os anos, nos dias 22 de fevereiro e 22 de outubro os primeiros raios do sol da manhã adentravam por uma fresta especial no templo iluminando todo o local. Digo que adentravam, no passado, pois com a construção da famosa represa de Assuã nos anos 60 a UNESCO financiou um projeto para salvar o monumento que seria inundado. Assim, fora desmembrado (!) e reconstruído duzentos pés acima do nível da barragem. Em CDZ esta marco ilustra o Templo Egípcio o qual Pharaoh protege.

???

 

Muro das Lamentações

 Longa muralha em Jerusalém que se crê ter sido parte do Templo de Salomão, hoje inexistente, e no terreno no qual atualmente se ergue o Domo da Rocha islâmico (aquela cúpula ao fundo da imagem, que eleva-se justamente no Monte do Templo). Se encontra a noroeste da Porta do Monturo, um dos 7 portões da cidade. É sagrado para os judeus, os quais costumam ir lá orar e chorar na véspera do Sabbath e das festas religiosas. Em Saint Seiya tal muro e nomenclatura surgem no marco divisório entre o inferno do Hades e os Campos Elíseos, como sendo uma muralha indestrutível e tendo em seu relevo um disco solar egípcio (o que não existe no original).

Coluna de Trajano

 

 

 Monumento erguido em 105 d.C em honra a Trajano, Imperador Romano de 98 à 117 que ilustrava em alto relevo a história da vitória do exército romano sob comando deste imperador na Dácia, região da Romênia, fato este que marcou a paz por centênios naquela fronteira do Rio Danúbio. Em Saint Seiya representa a coluna que se erguia sob a cripta do corpo original de Hades no Campos Elíseos. 

Monastério de Bhaja

 O Monastério Budista de Bhaja fora construído, ou melhor, esculpido em rocha montanhosa durante a dinastia Maurya, na fase recente do Budismo Theravada. São 18 'cavernas' adornadas ricamente com inúmeras imagens de Buda. A imagem em destaque é da 12ª 'caverna', justamente a maior. Em Saint Seiya, curiosamente, esta arquitetura inspira uma localidade do Filme Prólogo do Céu, mais precisamente o local do confronto de Shun e Ikki contra Teseu - o templo em si dá acesso ao local do obelisco onde os dourados estão aprisionados e rodeados pelo 12 assentos dos deuses. 

 

 

 

setstats 1 1