REFERÊNCIAS REAIS DE SAINT SEIYA

 

| Imagens e Pinturas | Artefatos e Esculturas | Construções e Monumentos | Filmes e Músicas | Outros |

 

A coleção aqui apresentada possui inúmeras fontes de referência, as quais podem ser verificadas ao final da página. Muitas delas já vínhamos coletando e descobrindo aqui e ali ao longo do tempo. Todavia, três grandes coleções praticamente puseram fim ao nosso grande passatempo de ir juntando essas informações. A do site "Le Scribe du Sanctuaire" (francês) e as derivada do mesmo do site: "I Cavalieri dello Zodiaco" (italiano) e do "La Guia de Saint Seiya" (espanhol). Pois eis então a nossa versão em português, organizada de modo diferente e ao visto, por enquanto, com acréscimos - logo eles atualizam com nossas contribuições também.

 

Ilhas Phoenix

Aparentemente, a Ilha da Rainha da Morte de fato não existe. Todavia, pensemos sobre a localização da ilha. Algum de vocês já abriu um atlas mundial, no Oceano Pacífico, na altura do Equador (onde é dito se encontrar a ilha, tanto no anime quanto no mangá) para ver o que encontrariam lá?

 

Exatamente entre os graus 0 e 5 de latitude Sul e os graus 170 e 175 de longitude Oeste se encontra um arquipélago composto de 8 ilhas de corais cujas temperaturas variam anualmente de 27 °C a 32 °C. Tal atol pertence a um país chamado Kiribati e possui um nome muito peculiar: Ilhas Phoenix!

O conjunto de ilhas só foi encontrado pelo Ocidente em 1824, quando o Cap. John Palmer, a bordo do navio Phoenix, localizou a ilha que atualmente se denomina Rawaki, batizando-a com o nome de sua embarcação.

 

Por Ikki de Fênix ter treinado em coordenadas semelhantes as dessa ilha (mesma latitude, mesmo oceano), tudo isso revela-se não sendo um mero acaso. Parece-me que Kurumada escolheu um lugar proprício para guardar a Armadura de Fênix, não?

Panda Tong Tong

No blog: Tatsumi - Aparência de durão, mas... Na edição nacional do mangá, volume 13, página 69. Tatsumi aparece usando uma blusa que tem em suas costas estampadas a imagem de um urso panda gigante e a escrita "Tong Tong".

Tong Tong era o nome, de fato, de uma filhote de urso panda gigante que nascera justamente em 1986, em Tóquio, como confirma esta passagem: "June 1986 Huan Haun Gave birth to Tong Tong (F) - [Taito-Ku, Tokyo, Japan]". (fonte: Famous Pandas of Giant Panda).

Provavelmente seu nascimento e sua exposição na mídia deve ter feito muito sucesso..

Mascote Uriboh

No blog: Tatsumi - Aparência de durão, mas... Não dá para ver muito bem no scan que possuo, mas se você tem o mangá pode ver melhor: edição nacional nº 23, página 15. Tatsumi aparece trajando uma blusa que leva em suas costas a escrita Uriboh e o desenho do que parece ser um porquinho.

Uriboh, ou Uribou, é o nome que se dá ao filhote de javali selvagem no japão. Todavia, desde os anos oitenta, junto de pandas e coalas, virou também uma linha de brinquedos muito popular (acredito que aparecia em TV também, mas nao pesquisei tão a fundo né, pô hehe), que fazem sucesso até hoje, como mostram esses links: Japan Sugoi e Uribou.

BAe-McDonnell Douglas Harrier II

Este é um dos mais famosos caças V/STOL já lançados (decolagem vertical). O Harrier teve inúmeros modelos lançados desde 1960. Todavia, esse das imagens (que mais se parece com a screen do anime, capítulo 19) é o British Aerospace-McDonnell Douglas Harrier II, posto em funcionamento em 1985, ou seja, um dos mais modernos na época da produção do anime. É utilizado pela Fundação Graad (poderosa, hein?).

Bell X-22

Nem tão famoso quanto o anterior, mas certamente foi muito mais audacioso. O Bell X-22 (X é a sigla que declara como projeto experimental, ou seja não chegou a entrar em operação oficialmente) foi um protótipo dos anos sessenta que possuía quatro turbo-hélices direcionáveis, permitindo agir como um avião comum ou como um tiltrotor - espécie de helicóptero. Também aparece em Saint Seiya no capítulo 19 da série animada, e da mesma forma pertencente à Fundação Graad.

*A segunda screen não apresenta o "flap" traseiro pois, se reparar, a aeronave está ligeiramente com o bico inclinado para cima.

Colt M16

Talvez, um dos fuzis de assalto mais famosos do militarismo, o Colt M16 é a evolução dos antigos AR-15. Entrou em serviço na Força Aérea Americana em 1964 e desde então já foram elaboradas dezenas de versões. A imagem em si é do modelo mais antigo (rifle de calibre 5.56 mm com um pente menor que as versões posteriores), o original M16, que é o que mais se assemelha à cena do capítulo 21 de Saint Seiya (de Mestre Cristal e Hyoga).

Flor Niobe

Fonte: Lily. A flor dada pela menina Europa a Aldebaran, curiosamente, se chama Niobe (Clematis niobe), o nome do próprio algoz do dourado. A idéia, apesar de ter sido somente desenvolvida na animação da série, parece ter sido presente desde o mangá, pois o próprio Espectro apresenta técnicas com referência a odores e fragrâncias - e não, não acredito que seja uma flor mal-cheirosa, visto que fora dada de presente. O fato de ser então utilizada também como símbolo do Espectro provavelmente alude à alguma tradição oriental (que desconheço) desta flor com a morte, ou cemitérios, etc... (Da mesma forma que a borboleta assim também é entendida).

Arlequim & Gôndola

 

 

Fonte: Lily. Este carismático ser parece ter sido inspirado no popular Arlequim (Arlecchino), bem conhecido de nossos antigos carnavais, e principalmente, dos carnavais e teatros de rua italianos do século XVI ao XVIII (Commedia dell'arte), aparecendo ao lado da Columbina e do Pierrot (Pierino), dentre outros. Simbolizava a fanfarronice, malevolência e esperteza, e, enquanto enamorado da Columbina, representava o amor carnal - ao passo que Pierrot, o amor verdadeiro. 

A relação da Barca de Caronte com um tipo específico de embarcação, a gôndola, se encontra também nesta alusão à Comédia italiana e ao Carnaval, pois Caronte nascera em Nápoles, cidade a qual esta festa faz parte de sua cultura, assim como Veneza, exemplo maior do Carnaval daquela península - E não há maior estandarte de Veneza que a própria gôndola.

 

 

 

Matéria produzida por:
Michael Serra - Taizen Saint Seiya. 

Outras Fontes:

Olga Gallery - www.abcgallery.com

Japanese Buddhist Statuary - www.onmarkproductions.com

Twilit Grotto Esoteric Archives - www.esotericarchives.com

Sacred Hoop - www.sacredhoop.org

Ancient-Greece - www.ancient-greece.org

Dayton - diegocasanovan@hotmail.com

Lily - Os Espectros.

Agradecimentos:

Thiago (Thargow) por auxílio com scans e screens.

FábioW - fquixada@yahoo.com.br

Mairon (Shiryu - Fórum SSD) pela imagem da máscara xamânica.

 

setstats 1 1