Matéria Desenvolvida por:
Michael Serra - Taizen Saint Seiya.
Fonte Auxiliar
:

Rosenbach Web
 

 
 

As Personalidades em CDZ

 

 Signo/Tipo

A

B

O

AB

Não Definido

Áries

牡羊座
21/3-19/4

Minos
Mu
Sion

Shaina
Natasha
Kiki
Miho
Queen
Stand

Julian Solo
June

Dante

 

Touro

牡牛座
20/4-20/5

Shunrei
Dédalo
Baian
Geki

Tatsumi
Aldebaran

Malkino

Gêmeos

双子座
21/5-21/6

Rock

Ptolemy

Saga
Canon

Hipnos
Tânatos

Câncer

蟹座
22/6-22/7

M. da Morte

Milz
Aiacos
Dios
Pég. Negro

Sílfide

Alexer
Nachi

Leão

獅子座
23/7-22/8

Jamian
Moisés
Dr. Negro

Jango
Krishna
Capella

Algete
Aiolia
Casa

Niobe
Ikki

Virgem

乙女座
23/8-22/9

Esmeralda
Saori Kido
Pandora
Shun
Sorento
Flégias

Ivan

 

Shaka

Hades

Libra

天秤座
23/9-23/10

Shiryu
Dohko

And. Negro

Caronte
Kyubu
Misty

Escorpião

蠍座
24/10-22/11

Ox
Algol
Orfee

Jabu
Milo

Radamantes
Faraó
Tétis

Sagitário

射手座
23/11-21/12

 

Seiya
Gordon

Aiolos
Cássios

Capricórnio

山羊座
22/12-19/1

Rune

Ban
Shura

Cisne Negro
Sirius

Aquário

水瓶座
20/1-18/2

Camus

Myu
Ichi
Isaac

Hyoga
Raimi
Jacó

Valentin

Peixes

魚座
19/2-20/3

Zelos
Marin

Asterion
Babel

Giganto
Afrodite

Io

Seika

Legenda:

   Calmos (Ego)    Moderados (Superego)    Agressivos (Id)
   Racional Calmo    Racional Moderado    Racional Agressivo
   Emocional Introspectivo    Emocional Ponderado    Emocional Destemido
   Convicto    Convicto    Convicto
   Cambiante R/E Introsp.    Cambiante R/E Pond.    Cambiante R/E Agres.
   Não citado sangue.    Sem exemplo.  A  Aparente excessão.

 

Pode parecer presunção de minha parte tentar catalogar as várias personalidades tão marcantes de Saint Seiya. Mas o que faço aqui é costume no Japão. Digo que costumeiro até mesmo em inúmeros animes e mangás na hora dos mangakás formularem as fichas técnicas de seus personagens. Não digo que eles criem os personagens com base em uma tabulação como esta, mas sim, que após criarem seus personagens, os autores definem seus atributos (da ficha técnica) com base em uma certa tradição popular que mistura astrologia e comportamento humano (porém isto não é regra).

Esta classificação somente visa uma maior aproximação intra-personagens, buscar semelhanças e diferenças. Nada mais que isto.

Vamos esclarecer os critérios antes de tudo. Os dois principais são Sígno e Tipo Sanguíneo. Como aqui no Ocidente sígno é um fato marcante em assuntos teosofais e enigmáticos... A novidade para nós é o tipo sangüíneo. No japão eles realmente acreditam que "pessoas de sangue quente" tem um tipo de sangue específico (combinado com seu signo).

Desta maneira, é possível catalogar os sígnos em três grupos. Sígnos Calmos, Sígnos Ponderados e Sígnos Agressivos. Devo dizer que a concepção de valor japonesa difere um pouco da nossa brasileira. Aqui, uma pessoa ariana é sinônima de pessoa agressiva, convicta, intempestuosa, aliás o termo por si só já é auto suficiente: "ah, ela é ariana". No japão é justamente o contrário. 

A classificação dos grupos se faz desta forma, observando os extremos. O começo, o fim, e o meio. Ou seja, Áries e Peixes, Virgem e Libra, são calmos em suas diferentes formas. Os sígnos ao seu redor são moderados (Touro, Leão, Escorpião, Aquário). E os sígnos em oposição aos primeiros são os ditos agressivos (Gêmeos, Câncer, Sagitário, Capricórnio). 

Quando falo em calma, moderação ou agressividade, não entendam o vocábulo ao pé da letra. Acho que a melhor compreensão seria alcançada com a atribuição de termos psíquicos, os bem conhecidos Ego, Superego e Id (sem pré-noções pejorativas a qualquer parte).

Egoísta (novamente digo, não é um termo pejorativo) seria aquela pessoa muito voltada a seus próprios pensamentos. Com pouca interação com o exterior. Ou seja poucas coisas importam realmente a sua vida, mas às que importam ele se apega com fervor. Ou seja, fervor a sua idéia egoista. 

Superegoista no caso não é uma exarcebação do egoísmo. Mas sim o contrário. É aquela pessoa que interage de forma mais aberta com os que estão a sua volta, desde que seu ego e seu id não estejam em confronto... (deixando termos psíquicos de lado).

Id nada mais é que o senso instintivo. As vontades inatas ao seres humanos. Pessoas comandadas pelo id tendem a extrapolação de suas convicções e desejos. Se uma pessoa é honrada ela será honrada ao extremo. Se for ambiciosa, será inescrupulosa. etc...

Contudo, tal classificação nada distingue a Razão da Emoção. Uma pessoa pode ser egoísta racional ou emocional. Daí se tira as subclassificações, que serão definidas de uma forma melhor pelo tipo sangüineo de cada.

Pensando em dicotomias, ou seja, em divisões opostas, o sangue tipo A é oposto ao tipo B. Contudo, o tipo O é o "diferente", aquele que não é oposto a A nem a B, é convicto de si mesmo. O tipo AB nem preciso dizer, é quase que classificado como o "esquizofrênico", aquele que muda de A para B e vice-versa. Aquele de "duas-caras", ou aquele que aparenta ser uma coisa, mas é outra...

Não sei dizer como e quando se começa uma tradição. Por isso não sei dizer por que fato as pessoas de tipo sangüíneo A são tidas como mais racionais, e as do tipo B mais emocionais. Nem por que as do tipo O são tidas como "a parte desta classificação". Mas estes são os critérios para esta avaliação. Então vamos aos resultados. (Os comentários que se seguem buscam a coerência, mas perdõem me se alguns estiverem toscos. Eles somentem servem para ilustrar a tese).

 

RACIONAIS CALMOS

(ou seja, Arianos, Piscianos, Virginianos e Librianos de sangue tipo A)

 

Minos

Mu

Sion

Esmeralda

Saori Kido

Pandora

Shun

Sorento

Flégias

Shiryu

Dohko

Zelos

Marin

 

O que estes personagens possuem em comum? Alguém disse: -"Eles são calmos e racionais."? Acho que aqui eu nem preciso explicar muita coisa. Mas, Zelos e Flégias também?

Quanto ao Flégias tenho dúvidas, talvez por ele aparecer muito pouco na história. Mas o Zelos com certeza é calmo e racional. Eu diria até calculista e sangue frio. Calculista pois como auxiliar de ordens de Radamantes ele precisa ser, pensando em todos os pontos de vista para seu superior. Sangue frio porque ele se mostra indiferente a raiva que Radamantes desconta em um espelho que se quebra... Seu mestre está tendo um xilique e ele na maior paz... Isto diz tudo. 

Mas pera, Esmeralda seria racional? Oras, não é porque ela mostrou seu lado sentimental a Ikki que ela seria uma burra que não usa a razão. Ela mesmo não diz: -"Largue os treinamentos, Ikki". Coisa mais racional que isto não conheço...

 

EMOCIONAIS INTROSPECTIVOS

(ou seja Arianos, Piscianos, Virginianos e Librianos de sangue tipo B)

 

Shaina

Natasha

Kiki

Miho

Queen

Stand

Ivan

Andrômeda Negro

Asterion

Babel

 

Não usei o termo emocionais calmos, porque quem é emocional dificilmente é calmo, talvez sensível, o termo introspectivo combina mais. Muitos destes personagens não temos nem como analisar direito, pois pouco se expõem na história (Stand, Andrômeda Negro, Ivan, Natasha).

Seria Shaina uma emocional introspectiva? Bem, Shaina ama um homem e tem que guardar isto em seu íntimo para sempre... maior prova para esta classificação não há. O mesmo digo de Miho. Já Asterion, o que tudo lê da mente alheia... seria introspectivo? Oras, Ele vê tantas opiniões alheias em seu cérebro, imagina se ele não pararia para pensar sobre elas algum dia? (Conjectura boba, mas para quem interpreta um personagem como este sabe do que digo, afinal, "qual seria a verdade? a minha ou a dele?" etc...).

Babel é um caso nítido, de uma pessoa emocional que guarda tudo que sente para si até o último momento, onde, acalentado por Atena, consegue desabafar sua emoção e morre em paz...

Mas e o Kiki? Bem o Kiki ainda é criança e está com sua personalidade em formação. Talvez seja o mais estravasado justamente por ainda ser criança.

 

INTROSPECTIVOS CONVICTOS

(ou seja Arianos, Piscianos, Virginianos e Librianos de sangue tipo O).

 

Julian Solo

June

Caronte

Kyubu

Misty

Giganto

Afrodite

 

Descartando a análise de Kyubu que sequer pronuncia alguma palavra... Aqui temos altos exemplos de introspectivos egoistas convictos. Um mauricinho de alta classe grega candidato a deus. (Nossa parece gente que eu conheço, haha). Uma menina louca de amores por Shun (ou seja, o que importa para seu ego é o Shun, e somente isto).  Um barqueiro do inferno que deve ter uma rotina entediante que só (afinal, o barco é tudo o que seu ego possui). Um brutamontes de ego crente na vida eterna (seu ego se apega a isto convictivamente).

Misty e Afrodite nem preciso dizer o quanto são introspectivos convictos. Tudo de importante para eles tem haver com seus lindos e preciosos corpos...

 

CAMBIANTES INTROSPECTIVOS ENTRE RAZÃO E EMOÇÃO

(ou seja Arianos, Piscianos, Virginianos e Librianos de sangue tipo AB).

 

Dante

Shaka

Io

 

Talvez esta seja a classe de maior dificuldade de análise. Comecemos por Shaka. Como diria o budismo: "Siga sempre o caminho do meio". E Shaka como sua reencarnação segue bem isto. Por vezes age de forma extremamente racional, por outras, a emoção lhe aflora. Existe fato mais emocional que escolher o local de sua morte? Não há nenhuma razão nisto, somente emoção e busca de alívio espiritual, nirvana... Outras vezes parece tão racional que parece ser insensível, como quando em relação ao Mestre.

Io, este obstinado guerreiroe altamente emocional quando, mesmo derrotado, morre para defender o que acredita. Mas, defender o que acredita também é algo racional. Mas a maneira com que aconteceu esta morte mostra sua sensibilidade e mistura de polos opostos, razão e emoção. Razão: defende o pilar por acreditar em Poseidon. Emoção: morre quase que voluntariamente defendendo o pilar por acreditar em Poseidon... Sujeito curioso este...

Dante. Este ao meu ver é meramente emocional. Parece-me ser uma excessão no grupo. Não consigo ver traços racionais em seus atos...

 

RACIONAIS MODERADOS

(ou seja Taurinos, Leoninos, Escorpianos e Aquarianos de sangue tipo A).

 

Shunrei

Dédalo

Baian

Geki

Jamian

Moisés

Dragão Negro

Ox

Algol

Orfee

Camus

 

Os moderados são os mais simples, como também os mais dificeis de serem percebidos. Afinal, misturam elementos de ambos os opostos. Visto isto apenas mostrarei por que são racionais.

Jamian é tão racional que não demonstra emoção (de pesar ou dor) em ver seus corvos caindo mortos. Geki, mais racional que isto só uma porta, acredita demais em sua força, esquecendo o cosmos (a sensibilidade). Shunrei é uma racional emotiva (se é que isto existe), afinal -"para que lutar Shiryu, não há razão nisto, você está cego". Só faltou pedir que ficasse com ela... Ela usa sua razão pra tentar justificar sua emoção. Dédalo, mestre de garotos que padecem em um local horrível para se tornarem Cavaleiros, digamos que não podia ser muito emotivo com seus comandados, ainda assim admirava Shun.

Baian, parece um homem moderno, crente na ciência e na razão, quero dizer, crente no raciocínio que nunca um Cavaleiro de Bronze o superaria. Crente que nada abalaria sua defesa. Crente que nunca teria sua Escama danificada... Muitos racionalismos e poucas emoções...

Moisés, também crente em suas razões, caso semelhante com o de Baian. Algol, a príncipio frio e calculista, mas que morre admirado com Shiryu (mangá). De Ox nada tenho a falar, já que nem ele falou...

Dragão Negro, que era extramamente racional e morre emocional, digo, na verdade anseava em seu intimo por esta sensibilidade que eram os "amigos".

Por fim, dois casos curiosos. Camus e Orfee. O primeiro enfatiza a qualquer custo que é preciso se desprender de suas emoções para que elas não sirvam de ponto fraco ao adversário. Contudo, sua dedicação tamanha em ensinar isto a seu discípulo, a ponto de morrer por isto, mostra seu aspecto emocional. Afinal, se Hyoga não aprendesse devia morrer mesmo (isto seria um pensamento racional).

Orfee, o mais complicado de analisar. O que há de racional em abandonar o mundo dos vivos para adentrar no dos mortos em busca de sua amada? Ao meu ver, parece uma excessão ao grupo.

 

EMOCIONAIS MODERADOS

(ou seja Taurinos, Leoninos, Escorpianos e Aquarianos de sangue tipo B).

 

Tatsumi

Aldebaran

Jango

Krishna

Capella

Jabu

Milo

Myu

Ichi

Isaac

 

Não tenho como analisar o Ichi, e de Capella eu teria muito pouco a dizer. Quanto a Tatsumi, ele dedica sua vida a Saori Kido, mas sua emoção é moderada justamente pelo cargo e status social que possui, é somente um mordomo ou algo semelhante. Aldebaran, um brutamontes que é capaz de admirar uma flor, isto diz tudo. Jango é emocional moderado pois, se usasse a razão nao desafiaria Ikki, aquele que havia vencido toda a Ilha da Rainha da Morte, este deve gostar de emoções fortes haha. Jabu, que dizer do cavalinho de Atena? Ele seria altamente emocional, mas se torna moderado pois se subjuga a Atena por uma razão, devoção. Milo moderado como por exemplo respeitando a decisão de seu amigo Camus sobre o destino de Hyoga, emocional quando da morte de Shaka, etc... Isaac também seria altamente emocinal, mas acaba por se tornar moderado por racionalizar tanto um sentimento de angústia e vingança.

E por fim, Myu, que abandona a razão de eliminar rapidamente Mu com a ajuda dos outros espectros para poder encará-lo sozinho, tendo prazer na luta, etc...

 

CONVICTOS MODERADOS

(ou seja Taurinos, Leoninos, Escorpianos e Aquarianos de sangue tipo O).

 

Algete

Aiolia

Casa

Radamantes

Faraó

Tétis

Hyoga

Raimi

Jacó

 

Estes são os autônomos por si mesmo. Mais do que acreditar no coletivo, acreditam em algo formulado em seu ego, mas não desenvolvido só por ele. Cada um apresenta um motivo para ser assim (menos Jacó, Raimi, Algete e Faraó que eu desconheço). Tétis é convicta por seu amor a Poseidon, contudo não é emocional. Radamantes é convicto de seu desejo de aniquilar a meretriz de Atena, mas não em Hades, nem em sua causa, pois desobedece ordens do mesmo. Casa é convicto nas aparências, sem se importar as razões e emoções.

Aiolia é convicto em limpar a honra de seu irmão. Isto é o mais importante em seu subconsciente. As Razões e emoções ficam em segundo plano. Hyoga é convicto na memória de sua mãe, diria algum psicólogo que é um convicto traumatizado.

 

CAMBIANTES MODERADOS ENTRE RAZÃO E EMOÇÃO

(ou seja Taurinos, Leoninos, Escorpianos e Aquarianos de sangue tipo AB).

 

Malkino

Niobe

Ikki

Valentin

 

Malkino praticamente não tem personalidade própria. Toda ela é moldada por Rune, por isto tamanha cambialidade. De Niobe e Valentin pouco se pode falar. Quanto a Ikki, que sempre quer aparentar ser solitário e autônomo, na verdade sofre de emoções por Shun e seus amigos...

 

RACIONAIS AGRESSIVOS

(ou seja Geminianos, Cancerinos, Sagitarianos e Capricornianos de sangue tipo A).

 

Máscara da Morte

Rune

Rock

 

Rune e seu julgamento mostram bem sua racionalidade. Até mesmo por matar uma formiga você pode ser condenado. Máscara da Morte nem se fala. Força é Poder e Poder é Justiça! Rock coitado nem abriu a boca, não tenho o que dizer dele.

 

EMOCIONAIS DESTEMIDOS

(ou seja Geminianos, Cancerinos, Sagitarianos e Capricornianos de sangue tipo B).

 

Ptolemy

Milz

Aiacos

Dios

Pégaso Negro

Seiya

Gordon

Ban

Shura

 

De Milz, Gordon, Ban e Dios nada tenho a dizer, nem eles... Ptolemy tem seu fator destemido em surgir do nada para enfrentar 5 Cavaleiros de Bronze, que já haviam eliminado outros 15. Aiacos talvez seria emocional por se deixar conduzir pelo prazer da luta e menosprezar o adversário. Shura altamente emocional nem preciso dizer porque (vide Side History II). E Seiya, há algum moleque mais sangue quente e intrépido que ele?

 

CONVICTOS AGRESSIVOS

(ou seja Geminianos, Cancerinos, Sagitarianos e Capricornianos de sangue tipo O).

 

Sílfide

Aiolos

Cássios

Cisne Negro

Sírius

 

De Sílfide pouco posso falar, Sírius se encaixa mas com nenhum fator muito especial para ser citado, o mesmo do Cisne Negro, que tão convicto é capaz de arrancar um de seus olhos e enviá-lo a Ikki. Cássios o mesmo, seu gênio agressivo é visto contra Seiya, e sua aparência convicta quando morre para Salvar Seiya, por Shaina. Aiolos não se encaixa no termo agressivo, mas sim, no destemido, que é um similar equivalente para a análise.

 

CAMBIANTES AGRESSIVOS ENTRE RAZÃO E EMOÇÃO

(ou seja Geminianos, Cancerinos, Sagitarianos e Capricornianos de sangue tipo AB).

 

Saga

Canon

Alexer

Nachi

 

Nem preciso explicar sobre Saga e Canon e ambas cambialidades. Agressivo pelo instinto dominador, o qual Alexer também possui. Agora o porquê Nachi neste grupo é uma incognita. Ele até possui pinta de agressivo, mas não para tanto talvez...

 

Desta maneira, somente três personagens aparentemente não se encaixariam nesta análise. Nachi, Orfee e Dante, sendo que o 1º e o último foram muito mal apresentados na série.

Aqui acabo esta tentativa de entender melhor os personagens de Saint Seiya. Mesmo que não seja nada oficial, espero que sirva para despertar a curiosidade e o raciocínio sobre determinados pontos aqui levantados.

1