Matéria produzida por:
Allan Montenegro - Taizen Saint Seiya. 
Fonte: 
Diversas, mas em especial a Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Astrologia_chinesa

 

Signos dos Cavaleiros
No Horóscopo Chinês

 

Origens do Zodíaco Chinês

 

Os chineses acreditavam que sua história estava relacionada com os céus. Chamavam sua terra de o Reino do Meio, que representava o Reino do meio celeste, onde as estrelas nunca se punham. O imperador, ou o Filho dos Céus como era chamado, era um mediador entre o Céu e a Terra. Conhecia, graças ao seu astrólogo imperial, os dias da mudança das estações e podia prever e interpretar todos os sinais celestes. Acreditava-se que, caso o imperador cometesse algum erro em suas previsões, ele perderia todos os poderes que lhe eram conferidos pela natureza. Portanto, era muito importante que seus conselheiros observassem e calculassem com a máxima precisão todos os movimentos do céu. Os deslizes eram punidos com a decapitação.

 

Tão marcante era a influência da astrologia na China antiga, que mesmo os palácios eram construídos de forma a se adequarem à simbologia astrológica. Havia um palácio para cada estação do ano e eram a representação terrena dos palácios ou setores do reino celeste. As portas do palácio de verão estavam voltadas para o Sul as da primavera, para o Leste; as do outono, para o Oeste e as do inverno, para o Norte. Durante a dinastia Shang, por exemplo, o imperador era obrigado não só a residir nesses palácios de acordo com a estação do ano, como também a voltar-se para o Sul durante as audiências. O sul representava o centro do seu reino, a Estrela Polar.

 

Além do Zodíaco Chinês, os astrólogos-astrônomos deixaram ao mundo outras valiosas contribuições. Acreditavam que os cometas eram emanações dos planetas e foram os primeiros a observar o cometa Halley em 240 a.C.. Dividiram o ano em exatamente 365 ¼ dias em 444 a.C., como fez o Papa Gregório no século XVI, quando organizou o nosso atual calendário.

 

As enchentes e as secas eram previstas astronomicamente desde 300 a.C. e o papel desses sábios era dos mais decisivos na administração econômica e judiciária de todo o país. As manchas solares eram cuidadosamente registradas desde 28 a.C., pois acreditava-se que o sucesso na agricultura estava intimamente ligado a esse fenômeno solar. Aos planetas foram dados elementos e direções; Júpiter = (madeira, leste); Marte = (fogo, sul); Saturno = (terra, centro); Vênus = (metal, oeste) e Mercúrio = (água, norte).

 

Em vez de se basearem na elíptica, como fazem os astrólogos ocidentais, os chineses observavam as estrelas circumpolares, que eram visíveis durante a noite toda e durante o ano todo. Concentravam-se também nas 28 constelações circumpolares, denominadas hsui. Cada uma delas pertencia a um dos palácios celestes e tinha o nome de algum animal. Assim, a constelação do Morcego, por exemplo, estaria nos domínios do Palácio do Norte.

 

Alguns desses animais não só dão seu nome aos doze meses, como também aos ciclos horários e aos ciclos de 12 meses. Esse Zodíaco parece ter sido usado desde 500 a.C. Porém, a verdadeira origem do círculo dos animais ainda permanece desconhecida. Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo (Vaca, na Tailândia); o Tigre (Pantera, na Mongólia); O Gato (Coelho, na Tailândia ); o Dragão (Crocodilo, na Pérsia); a Cobra ou Serpente (Pequeno Dragão, na Tailândia ); o Cavalo; a Cabra ou Carneiro; o Galo ouOs 12 animais (signos) do zodíaco (生肖 shengxiao) são, pela ordem, o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro (ou cabra), macaco, galo, cão, e porco. Existem muitas lendas para explicar a origem do zodíaco. Uma das mais populares, de forma resumida, diz o seguinte: Foi confiada ao rato a tarefa de convidar os animais para que se apresentassem ao Imperador de Jade para um banquete, onde seriam escolhidos os signos do zodíaco. O gato era um bom amigo do rato, mas o rato enganou-o, fazendo com que acreditasse que o banquete seria no dia seguinte. O gato dormiu enquanto o banquete era realizado, imaginando que só ocorreria no dia seguinte. Quando descobriu a verdade, prometeu ser o inimigo natural do rato pelas eras a partir dali. Uma variação desta lenda descreve o Imperador de Jade preparando um grande banquete em seu palácio; o gato não ouviu a proclamação inicial e então o rato lhe contou que iria haver uma festa real, mas em vez de dizer a data correta, informou que se realizaria no dia seguinte. A todos os animais que lá chegaram naquela noite, foi garantido um lugar especial como animal do zodíaco - o gato só apareceu no dia seguinte, apenas para descobrir que o banquete já havia terminado. Galinha; o Cão; o Porco ou Javali. Mas essa é apenas uma das versões.

 

O Cavalo de Fogo rege a cada 60 anos. De acordo com um antigo texto budista, quando os animais terminam suas meritórias tarefas, fazem um juramento solene perante os budas de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio. O Rato inicia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua; procura persuadir os nativos do seu signo a praticarem boas ações e a corrigirem os defeitos de seus temperamentos. Os demais bichos fazem o mesmo, sucessivamente, e o Rato reinicia seu trabalho no 13º dia. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo.

 

Segundo os chineses, os elementos Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra acrescentam características próprias às do signo que governavam, que são as seguintes: METAL: são pessoas decididas e fortes, dispostas a enfrentar qualquer tipo de batalha para atingir seus objetivos. São sujeitas a paixões e emoções fortes. ÁGUA: são conduzidas pela emoção, revelando muita sensibilidade e percepção. Altamente espiritualizadas, são capazes de captar sutilezas na natureza e nas pessoas, tornando-as profundas conhecedoras da alma humana. MADEIRA: são privilegiadas mentalmente, pertencendo à categoria dos intelectuais, filósofos e pensadores, preocupados com a moral e com a ética em seus relacionamentos. FOGO: governam pessoas e demonstram muita segurança e poder de decisão. São emocionalmente instáveis, podendo explodir com relativa facilidade, revelando um temperamento colérico e inflamado. TERRA: pessoas voltadas para as questões práticas e funcionais da vida, um tanto passivas em relação ao mundo a sua volta, sofrendo influências e pouco influenciando, mas marcando sua passagem pelo esforço e pelo trabalho.

 

 

Agora, passemos a explorar alguns dos personagens principais de Saint Seiya sob essa visão do zodíaco chinês.

 

 

ATENA E OS CAVALEIROS DE BRONZE

 

Seiya - 01/12/73 , Shun - 09/09/73 , Saori - 01/09/73

Signo: 牛 Boi; Elemento: 水 Água

Tal como o próprio animal, essas pessoas são calmas, conservadoras e obstinadas, mas sempre dignas de confiança. Terão boas oportunidades no trabalho, por seu senso grande de responsabilidade. Lealdade e fidelidade a tudo são suas palavras-chave. As pessoas deste signo estão sujeitas a sofrer problemas digestivos, devido ao hábito de guardar ressentimentos. Quando decepcionadas com o amor, podem afastar-se das novas oportunidades românticas, entregando-se totalmente ao trabalho. Mas costumam ser generosas, pacientes e honestas. Cumprir com o dever é seu lema, e muitas vezes passam por cima dos sentimentos para levar seus planos adiante.

Shiryu - 04/10/72 , Hyoga - 23/01/72

Signo: 鼠 Rato; Elemento: 水 Água

Pessoas sob este signo são trabalhadoras e econômicas. Muito adaptáveis, são bem-sucedidas em todos os empreendimentos. Possuem ótimo tino comercial, mas podem muitas vezes agir sob propósito mesquinho, principalmente nos assuntos financeiros. Muito sentimentais, os ratos dão grande importância aos laços familiares, tudo fazendo, do que estiver ao seu alcance, para levar bem-estar e segurança à família. Seus grandes defeitos são a ambição e a precipitação. Em geral, não sabem esperar o momento oportuno para pôr as idéias em prática. Por essa razão, perdem grandes oportunidades de sucesso e prestígio.

Ikki - 15/08/71

Signo: 豬 Javali ; Elemento: 金Metal

Este signo dota as pessoas de simplicidade e honestidade, as quais, em geral, vêem-se cercadas de amigos e gostam das boas coisas da vida. Quando exagerado, esse traço pode levá-las a uma desmedida valorização das paixões e dos prazeres materiais. Por serem demasiadamente compreensivas e generosas, tornam-se muitas vezes vítimas de enganos e traições. Essa confiança cega nas pessoas e a ausência de malícia, todavia, trazem tanto vantagens como desvantagens para sua vida. Temem ferir as pessoas que admiram e não gostam de contradizê-las. São hábeis no trato com dinheiro e posses materiais.



CAVALEIROS DE OURO

Mu - 27/03/66 , Aldebaran - 08/05/66 , Máscara da Morte - 24/06/66 , Aiolia - 16/08/66 ,
Shaka - 19/09/66 , Milo - 08/11/66 , Camus - 07/02/66

Signo: 馬 Cavalo ; Elemento: 火 Fogo

Quem nasce sob este regente preocupa-se muito em separar o joio do trigo. São pessoas dotadas de mente rápida e aguçada. As decisões para elas são como que desafios: representam apenas interessante exercício intelectual. Este signo não é dado, portanto, a indecisões ou demoradas ponderações. A independência, as novas aventuras e experiências são tesouros que o cavalo preza e de que cuida com muita determinação. Adora os ambientes agitados e movimentados, e é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Uma vida sem desafios rouba-lhe a alegria de viver. Por essa razão gosta de mudar de ambiente, trabalho, casa, e não raro os nativos de cavalo são tidos como pessoas inconseqüentes ou irresponsáveis.

Saga - 30/05/58

Signo: 狗 Cão ; Elemento: 土 Terra

Signo da justiça e da afeição. Em geral, os nascidos sob este regente dedicam a vida aos altos ideais de honra e moral. Muitas vezes são irônicos e, em sua ingenuidade, não percebem que, agindo desse modo, magoam os outros. Os meio-termos são motivos de sofrimento para eles, uma vez que não suportam a indefinição. A sinceridade e a franqueza são suas mais pronunciadas características. Têm um autocontrole muito desenvolvido, sendo capazes de suportar os reveses da vida com altivez. A impaciência pode ser um grave defeito principalmente no trabalho e na família.

Aiolos - 30/11/59

Signo:
豬 Javali ; Elemento: 土 Terra

Este signo dota as pessoas de simplicidade e honestidade, as quais, em geral, vêem-se cercadas de amigos e gostam das boas coisas da vida. Quando exagerado, esse traço pode levá-las a uma desmedida valorização das paixões e dos prazeres materiais. Por serem demasiadamente compreensivas e generosas, tornam-se muitas vezes vítimas de enganos e traições. Essa confiança cega nas pessoas e a ausência de malícia, todavia, trazem tanto vantagens como desvantagens para sua vida. Temem ferir as pessoas que admiram e não gostam de contradizê-las. São hábeis no trato com dinheiro e posses materiais.

Shura - 12/01/63

Signo: 虎 Tigre ; Elemento: 水 Água

Os que nascem num ano deste signo demonstram entusiasmo e enorme alegria de viver. As novas experiências e a independência são sua meta, principalmente durante a juventude. Em geral, adoram ser o centro das atenções, o que muitas vezes resulta em problemas com amigos e familiares. Exigem sempre a simpatia e afeto daqueles que o cercam. Raramente se deixam abater pelos aspectos práticos do trabalho. Seu temperamento rebelde e exageradamente franco pode impedir que vivam experiências muito duradouras. Entretanto, a presença do tigre na vida das pessoas é sempre marcante, e esse signo jamais passa despercebido.

Afrodite - 10/03/64

Signo: 龍 Dragão ; Elemento: 木 Madeira

Graças a sua imensa reserva de energia, os dragões não podem nem conseguem passar despercebidos. Suas qualidades são tantas quanto seus defeitos e, por essa razão, fazem grandes amizades ou inimizades. Passam pela vida em busca da perfeição ideal, e impacientam-se com a mediocridade e com a desonestidade. São francos ao extremo e não hesitam em ir às últimas conseqüências para conseguir o que desejam. O egoísmo e fanatismo são os obstáculos internos a serem vencidos. A consciência do dever para consigo mesmo e para com os outros lhes dá força e brilho contagiantes. Dificilmente se deixam levar por preocupações financeiras.

 


1